Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Que têm de especial os músculos?



Já pararam para pensar o que poderá ser aquela massa elástica enorme que cobre todo o sistema muscular?
Esse tecido chamado fáscia profundis está por todo o lado, repito, por todo o lado.
Em certos locais cobre o músculo de forma tão perfeita como uma película transparente a lembrar a pele que envolve os frangos de supermercado. É algo mais do que uma capa que ajuda a manter os ossos e os músculos no seu lugar. A sua força de tensão, só por si, consegue gerar mais força. A relação entre o músculo e esta capa de "neoprene"(tecido conjuntivo,fascia profundis)é nada mais nada menos do que uma série de linhas retas e espirais, que vão desde os pés ao rosto e daì novamente até a planta dos pés. Logo a partir desta visualização, é fácil de ver que o ângulo de posicionamento da pélvis, poderá influir na força que podem exercer os arcos plantares. Desta forma, também os polegares estão ligados através desta massa elástica ao peitoral.Veja-se as pessoas que digitam no teclado do computador com postura encurvada. Pois....

A tecnologia demorou um pouco a acompanhar a teoria da fáscia, mas em 2007 os investigadores aplicaram sensores de ultra sons a fisioculturistas enquanto efetuavam o seu movimento de levantamento do peso, mais concretamente erguendo- se a partir da posição de cócoras levantando o peso.
Seria de esperar que as fibras musculares encurtassem, os músculos da perna puxassem o tendão de aquiles, e que, a fáscia permanecesse passiva.
A faixa retrai- se permitindo ao indivíduo gerar mais força. Por outro lado para apanhar uma bola com uma raqueta, o tamanho dos músculos parece não ser o mais importante. O mais importante é o alargamento de amplitude do movimento da fáscia para obtenção de um melhor impacto.


E com isto não será mais importante a postura do que propriamente gerar mais e mais músculo?
Segundo o Dr Robert Schleip , a fáscia não é apenas uma amálgama de cabos elásticos, mas está formada por orgãos sensoriais reais com terminações nervosas. Reage ao que a envolve criando em ùltima instância a chamada compensacão estrutural.
É que cada movimento que fazemos é uma experiência fisica ,ou seja, se tecla com os ombros para a frente enquanto flexiona o pescoço, converte-se num hábito. Todos os hábitos agrupam-se e formam a postura, e ao longo do tempo a postura converte- se em estrutura. A fáscia é como um cão obediente. Uma vez formada a postura, permanece fiel a ela. O puxão da fáscia está tão integrado nos seus movimentos, que pelo menos a curto prazo é improvável reprogramar toda a estrutura de modo a obter postura mais saudável. .

Qual a razão porque os músculos por vezes não relaxam?

Primeiro de tudo temos de ver o que é que guia os músculos. O sistema nervoso. Ele é quem dá por assim dizer, as ordens de comando, e os músculos apenas seguem essas diretivas consoante a situação.
No entanto, isto não quer dizer que os músculos não possam ter os seus problemas. Há uma forte correlação entre o número de anos em que a pessoa ou atleta pratica o desporto, e a quantidade de adesões e tecido cicatricial que está presente. Quantos mais anos o corpo é forçado e puxado no treinamento, mais micro roturas e pequenas lesões terá.
Neste tipo de situação, os músculos irão responder muito bem a aplicação de técnicas de alongamento e terapia neuromuscular .

Agora quanto ao sistema nervoso, existem duas áreas diferentes que o dividem. São eles o sistema simpático e o parassimpático.
O simpático está relacionado com reações de auto defesa, medo ou adrenalina. O parassimpático por sua vez, reage e despoleta o relaxamento e o descanso.
Posto isto, o sistema simpático aquando estimulado irá aumentar a tensão muscular em preparação para um potencial acontecimento ou evento estressante. Esta é a razão pela qual o músculo não relaxa.

E o o que estimula o sistema simpático?

Preocupação, ansiedade, medo, alergias alimentares, deficiências nutriocionais, problemas no estomâgo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails