Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ergonomia na utilização de notebooks


Sua má utilização pode levar a quadros de dores crônicas!
Notebooks e netbooks são uma parte das vidas de muitas pessoas hoje, porém, se por um lado eles melhoram a eficiência do trabalho, o seu uso está causando a piora da postura e sendo causa de dores em braços, ombros e coluna. Os notebooks foram originalmente projetados para portabilidade e uso de curta duração mais seu uso mudou devido à melhoria cada vez maior de seus recursos e configurações que permitem muitas pessoas substituirem computadores de mesa por eles.

O problema principal com os laptops é que, visto que eles não têm uma tela e um teclado destacáveis, não há nenhuma postura que esteja completamente correta enquanto os esteja usando. Por exemplo, em “A”, o computador está muito alto e distante, com os braços do usuário elevados e estendidos, resultando em fadiga desnecessária nos ombros, pescoço, costas, antebraços e mãos. Em “B”, o usuário tem o laptop no colo, que facilita o bom posicionamento do braço, mas a cabeça do usuário está pendurada, causando tensão nos músculos das costas, pescoço, ombros e tórax. Em “C”, ele está em uma superfície que é muito baixa e próxima para uma visualização confortável, e muito alta para o conforto dos membros superiores. Observa-se que as mãos estão mais altas que os cotovelos, os pulsos estão descansando na extremidade da superfície de trabalho e a parte inferior das costas não está apoiada. Esta posição aumenta o risco de danos no pescoço, costas, cotovelos e punhos.

Isso sem falar de posturas geralmente encontradas no seu uso doméstico por adolescentes, crianças e até em adultos como o uso em sofás, em cadeiras sobre o colo ou sobre as pernas dobradas, sentado ou deitado sobre a cama, em bancadas ou entre outras inúmeras possibilidades. Quando o usuário passa horas de seu dia em posições como estas isto aumentará a probabilidade de dor crônica futura. E muitas vezes quando questionada a pessoa não leva em consideração que estas horas passadas nos notebooks e netbooks possam ser responsáveis por suas dores.


Pois é, então como devemos fazer?

Existe uma alternativa, ainda que não seja a maneira ideal de se trabalhar, pois, estes computadores não são os ideais. Devemos procurar um suporte para notebook, que ofereça regulagem de altura para que possa se posicionar o computador com a la na linha dos olhos. Este suporte ainda que permite uma melhor ventilação do aparelho que tende a aquecer rapidamente. Também devemos adquirir um mouse e um teclado. Assim as mesmas dicas de ergonomia para o trabalho em desktops serão válidas.

A postura sentada ergonomicamente correta considerada atualmente é: pescoço na posição neutra com campo visual de 15 a 30 graus abaixo da borda superior da tela e distante do operador 40 a 70 cm; flexão de quadril em torno dos 100 a 110 graus proporcionando a acomodação dos isquios, e de joelhos de 90 a 120 graus; membros superiores na posição vertical e alinhados ao tronco, formando um ângulo de 90 a 110 graus de cotovelo; punhos em alinhamento com os antebraços e mãos alinhadas com o punho (evitar a extensão de dedos durante a digitação). Cotovelos ao lado do tronco, antebraço formando o ângulo de 90 graus com o braço e os ombros devem estar relaxados. O espaço entre a área de trabalho e as pernas deve estar desobstruida. Os pés devem estar paralelos ao chão ou em um apoio para os pés. Também se deve ter atenção para evitar reflexos e brilho direto na tela que reflita nos olhos.


Fontes:http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/1071.pdf http://www.ergonet.com.br/download/ergonomia-lombalgias.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails