Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Conheça os benefícios da Ginástica Laboral


Exercícios feitos duas vezes por semana já apresentam resultados

O sedentarismo é o maior vilão da saúde, já que somamos a falta de tempo com a preguiça para praticar alguma atividade e acabamos engordando e aumentando os riscos de contrairmos algum tipo de doença, como pressão alta e diabetes. Uma forma que as empresas encontraram para diminuir os casos de doenças e problemas musculares em seus funcionários foi a ginástica laboral, que utiliza exercícios praticados em pouco tempo e que podem ser feitos sem uniforme ou em uma academia.

A ginástica laboral aplica exercícios durante a jornada de trabalho e proporciona muitos benefícios quando feita corretamente. De acordo com Valquiria de Lima, presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), os resultados começam a aparecer quando a prática é feita a partir de dois dias na semana. Mas para que os resultados sejam satisfatórios e não haja nenhum tipo de problema decorrente de exercícios mal praticados é necessário a presença de um instrutor, já que se a ginástica laboral for feita de forma errada porderá acarretar em mais problemas de saúde.

As empresas buscam profissionais de educação física para orientar a ginástica laboral aos seus funcionários, que passam a ter acesso a uma atividade física e melhoram o estilo de vida, além de trazer o convívio social entre os empregados, já que os exercícios são feitos em grupo, independente dos níveis hierárquicos da empresa. Desta forma, a ginástica laboral busca prevenir as lesões e acidentes de trabalho e levar o bem-estar a todos os funcionários, que passam a ter consciência sobre seu corpo e os limites dele.

É preciso saber que os exercícios não tem foco terapêutico. "A ginástica laboral é uma atividade física com o objetivo de diminuir a carga gerada pelo trabalho e para fazer com que o funcionário tenha percepção de seu corpo, o conheça melhor", afirma Valquiria. Um dos problemas físicos que podem surgir pelo sedentarismo são os ligados a movimentos repetitivos, como a L.E.R. (Lesão de Esforço Repetitivo) e D.O.R.T (Distúrbios Ortomoleculares Relacionados ao Trabalho). Estes problemas são os maiores causadores de afastamentos de funcionários, já que se torna impossível trabalhar com estes tipos de lesões. Mas é preciso informar o profissional quando houver uma lesão ou doença antes do início da prática, pois é necessário procurar um médico para que ele possa informar se o tipo de problema permite que os exercícios sejam realizados.

Infelizmente, as pessoas somente pensam no corpo quando as dores surgem. Postura errada para digitar, andar e sentar são um grande problema, pois é preciso deixar para trás alguns hábitos para poder viver melhor. Quantas vezes você não reparou que estava andando como se estivesse literalmente carregando o mundo nas costas? Esse problema pode se tornar crônico e com a necessidade de uma cirurgia para corrigir esse desvio na coluna. Entre as lesões mais frequentes estão as na coluna cervical, nos ombros, nos cotovelos, nos punhos e nas mãos. O afastamento de um funcionários por um desses problemas é prejudicial não somente ao trabalhador, mas também ao empregador.

Os exercícios de ginástica laboral são feitos de cinco a 15 minutos, podendo ser praticados diariamente, e tentam exercitar as partes do corpo onde as lesões são mais frequentes. Por isso, a prática é benéfica tanto a empresa quanto ao trabalhador. Os principais benefícios da ginástica laboral é o aumento da auto estima, melhora na flexibilidade, agilidade, ritmo, resistência, além de ser uma arma contra o sedentarismo, estresse e ansiedade. Além disso, quando os exercícios são feitos há uma maior interação entre todos os funcionários, que se sentem mais motivados para trabalhar.

O objetivo da ginástica laboral é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento e relaxamento. Para tirar maior preveito das atividades é necessário saber qual tipo de exercício se encaixa melhor para o setor ou a todos os funcionários da empresa. Inicialmente, a ginástica laboral era conhecida como "ginástica de pausa", mas hoje foram desenvolvidos outros exercícos como o preparatório, compensatório e relaxante.

Os tipos de exercícios de ginástica laboral são:

Ginástica Preparatória - Deve ser realizada antes do início do trabalho ou logo nas primeiras horas. Os exercícios são elaborados para o aquecimento e alongamento de determinadas partes do corpo, permitindo assim que aumente a circulação sanguínea. A atividade é indicada para funcionários de áreas que atuam com máquinas, para que o corpo esteja preparado para a jornada de trabalho.

Ginástica Compensatória - É realizada durante a jornada de trabalho, dando uma pausa no expediente para compensar os músculos que não são utilizados durante o dia. Os exercícios buscam diminuir o cansaço com descontração muscular e relaxamento. A ginástica é indicada para as área administrativas ou em que o funcionário fique sentado por muitas horas em frente do computador.

Ginástica Corretiva - Utiliza-se de exercícios de alongamento, fortalecimento muscular e conscientização corporal, reeducando sobre como manter a postura e movimentos, para assim evitar as lesões e dores, sendo usada para a reabilitação, mas não é mais usada pelos profissionais nas empresas. Os exercícios costumam dar mais foco aos músculos do tronco e dos braços para melhor estabilizar e proteger a coluna.

Ginástica Relaxante - Feita no fim do expediente, tem o objetivo de relaxar o funcionário para livrá-lo das tensões acumuladas durante a jornada de trabalho, desta forma permite que o trabalhador se recupere do desgaste exigido durante o dia. É indicada aos trabalhadores do terceiro turno, como seguranças e enfermeiras que trabalham no período da noite e madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails