Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

5 truques para acelerar a recuperação das fibras musculares


O dia após um treinamento muito intenso não precisa ser tão sofrido! Veja as 5 dicas para te ajudar na recuperação!

Se você anda malhando forte, provavelmente vai sentir as famosas dores musculares, período em que as fibras estão se recuperando. Elas derivam normalmente da realização de um esforço de caráter ou intensidade diferente em relação àquilo a que os músculos estão preparados. Essas dores correspondem a pequenas rupturas das fibras musculares. Essas rupturas devem se recuperar e atingir um estado ainda melhor que o anterior, proporcionando a evolução do organismo. Então, para não deixar de treinar normalmente no dia seguinte e seguir progredindo na academia, veja as 5 dicas para você.

1. Um passeio suave, que dure cerca de 15 minutos, ativa a circulação das pernas, ajudando na eliminação de toxinas e levando os nutrientes necessários aos músculos.

2. Encontre um momento do dia para relaxar e colocar as pernas para o alto durante pelo menos 10 minutos. Esse movimento também ajuda na recuperação pela circulação do sangue. 

3. O banho de contraste ativa a circulação. Fique atento se quiser utilizar essa recuperação. Uma boa alternativa é alternar 2 minutos de água quente com 10 a 30 segundos de água fria. Mas cuidado com o choque térmico.

4. Alongue suavemente os músculos trabalhados na sessão de exercício e faça uma massagem de descarga. Você mesmo pode fazer fricções suaves em sentido ascendente, para ajudar o retorno venoso.

5. O sono é o melhor para a recuperação. Se tiver tempo, faça uma sesta de não mais de uma hora e, nessa noite, tente dormir pelo menos por 8 horas seguidas.

Vale ressaltar que sentir algumas pequenas dores musculares são normais e até mesmo positivas. No entanto fique atento! Se elas passarem a ser mais fortes e agudas, interrompa o treino durante alguns dias. Isso não significa que tenha de parar completamente, se você conseguir exercitar outras áreas do corpo. Mude de atividade e não se esqueça de alongar ao final da sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails