Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Massagem miofascial/esportiva




A massagem miofascial e esportiva, quando utilizada para tratamento de dores musculares crônicas ou agudas, deve tratar os problemas e disfunções identificados. As metas básicas são diminuir a dor, o inchaço e as limitações na amplitude de movimento (ADM) e na função associada com o trauma. A massagem com finalidade para tratamento engloba técnicas linfáticas e terapêuticas (ou suecas) profundas para tratar a dor, o edema e o dano circulatório, enquanto que as técnicas neuromusculares e miofasciais são utilizadas para amenizar as dores e melhorar as limitações funcionais e da amplitude de movimento.

Em condições críticas como entorses e distensões musculares crônicas, o objetivo primário é auxiliar na cicatrização da lesão e no alinhamento das fibras de colágeno no local da lesão tecidual. Em seguida, retornar os músculos em espasmo na cadeia miofascial ao tônus normal e remover quaisquer restrições fibrosas existentes. As técnicas miofasciais são fundamentais para reduzir as aderências fasciais, e as liberações/técnicas neuromusculares para diminuir a tensão muscular e desativar os nódulos fibrosos (trigger points) existentes.

Atenção: massagem é uma ciência e terapia que possui protocolos e técnicas próprias. Em 1992 Foi criado um sistema de certificação de massoterapia e trabalho corporal reunindo profissionais de EUA, Canadá e parte do Reino Unido. Atualmente muitos países estão adotando métodos semelhantes aos dos norte-americanos para regulamentação.

Fontes: Massagem Terapêutica Esportiva (Pat Archer, editora Manole), @abramc.org.br.

Tratamento de dores miofasciais/musculares crônicas ou agudas por meio da massagem terapêutica, miofascial/esportiva e experiência somática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails