Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Massagem para alivio da dor

 

As tensões e dores musculares não ocorrem isoladamente em nosso corpo e não possuem uma única causa. Sintomas como respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial alta, sensação de ‘frio’ na barriga (entre outros) são reações fisiológicas do nosso sistema nervoso simpático que costumam estar associados ao estresse e as chamadas dores miofasciais.
Toda tensão ou dor miofascial possui seus aspectos mecânicos e posturais. Porém, as questões psicossomáticas e psíquicas não podem ser ignoradas. Os sintomas citados no parágrafo anterior são respostas naturais (de ativação) do nosso corpo frente a situações extremas. Nestes momentos em que o mesmo se percebe sobrecarregado, nosso corpo tende a escolher entre três reações instintivas de sobrevivência: fuga, luta ou congelamento.
Por meio de uma terapia corporal e da conscientização destas reações e sensações, é possível atenuá-las, fazendo com que o organismo descarregue a energia acumulada e entre novamente em equilíbrio. Para atingir este objetivo, é importante orientar o indivíduo a perceber em si próprio sensações físicas de relaxamento e expansão (características do sistema nervoso parassimpático) para, em seguida, rastrear sinais corporais de dor, ativação e estresse (sistema simpático), desde que os mesmos estejam em um nível tolerável.
A massoterapia pode se tornar um importante recurso para o alívio das disfunções musculoesqueléticas e das dores crônicas em geral. Todavia, aliviar a dor sem perceber o que a causa não resolve o círculo vicioso da mesma. Por trás das couraças musculares, hérnias de discos, lombalgias e desvios posturais há uma gama de sentimentos, comportamentos e crenças internas que mantêm a pessoa neste estado disfuncional.
Tratamento de dores miofasciais/musculares crônicas ou agudas por meio da massagem terapêutica, miofascial/esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails