Páginas

sábado, 27 de janeiro de 2018

Massagem desportiva: conheça a técnica para atletas e esportistas



Atletas ou pessoas que praticam atividades físicas com frequência sabem que a musculatura necessita de preparação e recuperação e para isso, existe a massagem desportiva.

Técnica aplicada no pré-treino a fim de melhorar o rendimento e prevenir lesões e no pós-treino para aliviar dores e recuperar a musculatura, a massagem desportiva é essencial para atletas e aspirantes a esportistas.
Quer saber mais sobre essa técnica? Leia este post e descubra como funciona a massagem desportiva, suas indicações e benefícios. Confira!

Quando a massagem desportiva é indicada?
A massagem desportiva é uma técnica indicada para esportistas – profissionais e amadores – para auxiliar no alcance de melhores performances e também para ajudar na recuperação muscular, sendo utilizada no pré e no pós treino e/ou competições.
Ao contrário do que se imagina, a massagem desportiva não é indicada apenas no combate às dores do atleta, mas também para prevenir lesões.
A técnica pode ser aplicada nos dias do treino ou em dias intercalados. Após competição serve para relaxar a musculatura que foi sobrecarregada devido às competições.

Como funciona a massagem desportiva?

Quando utilizada no pré-treino, ou seja, na fase de condicionamento, a massagem desportiva visa preparar e aquecer a musculatura. Para isso, realiza-se movimentos mais rápidos e intensos a fim de elevar a circulação sanguínea e a temperatura local, preparando a área para o esforço que virá com a atividade física.
Já no pós-treino, ou seja, na fase de recuperação, a massagem desportiva auxilia na regeneração muscular, alongando as fibras musculares e eliminando possíveis edemas e toxinas do corpo, como o ácido lático, por exemplo. Neste caso, a massagem deve ter movimentos mais lentos e precisos, a fim de promover uma recuperação muscular mais rápida e a diminuição da dor.
A técnica também trabalha nos trigger points (pontos de gatilho), nódulos sensíveis e palpáveis causadores de dores locais. Geralmente, esses nódulos localizam-se nos pontos onde o músculo e tecido se conectam, locais onde a tensão se acumula.
Os pontos de gatilho podem estar longe do ponto de origem da dor – e podem causar problemas como enxaquecas, torcicolos e dores nos braços e pernas, por isso a importância de serem trabalhados.

Benefícios da massagem desportiva

Dentre os diversos benefícios da massagem desportiva, podemos citar:
  • Prepara a musculatura para o exercício físico;
  • Aumenta a circulação sanguínea;
  • Elimina as toxinas da musculatura;
  • Previne lesões na musculatura e nos tendões;
  • Tonifica o tecido muscular;
  • Estimula a produção de adrenalina;
  • Alivia o estresse e as dores pós-treino;
  • Relaxa a musculatura;
  • Evita a fadiga;
  • Melhora as articulações;
  • Diminui edemas;
  • Aumenta o desempenho.

Massagem relaxante x massagem desportiva

A essa altura você deve estar se perguntando qual a diferença entre a massagem desportiva e outras técnicas de massagem relaxante.
A diferença principal é a finalidade.
A massagem relaxante tem como principal objetivo de promover o relaxamento da musculatura tensa. Seus movimentos são mais calmos para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e a endorfina, que são responsáveis por acalmar o corpo. Ela é indicada para qualquer pessoa que queira desfrutar da sensação de relaxamento e bem-estar.
Já a massagem desportiva é indicada especificamente para quem pratica atividades físicas e deseja potencializar seus resultados.
Apesar de possuir alguns elementos da massagem relaxante, principalmente na aplicação da técnica no pós-treino, a massagem desportiva costuma ter movimentos mais rápidos e intensos, que liberam a adrenalina e eliminam toxinas dos músculos, como o ácido lático, por exemplo.
Portanto, se você é atleta ou pratica atividades físicas regularmente, experimente a massagem desportiva, que além de trazer diversos benefícios para o corpo, ainda aumentará seu desempenho nos treinos e competições.
Ela pode ser aplicada uma vez por semana. Nos casos de preparação para uma prova, pode aumentar para duas vezes na semana ou sempre após o treinamento e competição.
Mas antes de fazer a massagem , é importante consultar seu treinador ou médico, pois, como toda terapia, ela tem as suas contraindicações. Ela é contraindicada para quem apresenta lesões agudas, doenças cutâneas, feridas abertas, febre, infecções, tumores, trombose, problemas circulatórios ou renais.
E lembre-se, ao procurar um profissional, tenha certeza de que ele possui as qualificações e formações necessárias para aplicar a técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails