Páginas

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018



A massagem é uma das mais antigas formas de terapia e um método fundamental no alívio da dor, relaxamento, estimulação e recuperação muscular, quer a nível preventivo, terapêutico ou desportivo. Um dos primeiros registos da palavra massagem e da descrição da sua aplicação foi descoberto em textos provenientes da antiga Mesopotâmia, num livro escrito em sumério e acádico, intitulado Mushu'u (que significa massagens). 

Outra das referências mais antigas remonta a 3000 a.C, na China, ao livro "The CongFou of the Tao-Tse. Os Chineses, em 1800 a.C. reconheciam que a arte de friccionar o corpo adequadamente, podia conduzir a uma melhoria significativa, até à cura, acabando por incluir essa técnica na medicina chinesa e aprimorando-a até aos nossos dias. Na Índia é praticada há cerca de 7 mil anos. Um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade, a massagem Ayurvédica (reconhecida pela Organização Mundial de Saúde), continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional, sendo intensamente praticada por psicólogos e fisioterapeutas. 

Considerada como a mãe da medicina, os seus princípios e estudos foram a base para o desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, árabe, romana e grega. Em 326 a.C. os Gregos aprenderam a massagem Ayurvédica a partir da Índia. Médicos da Roma e da Grécia antigas, como Hipócrates - o pai da medicina - e Galeno usavam a massagem como uma das suas armas terapêuticas, principalmente na área de preparação desportiva e tratamentos físicos. Os gregos usavam a massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas (apoterapia). Sabiam que ao amassar a muscular de uma atleta, este recuperava rapidamente do cansaço ou de uma lesão causada pela atividade desportiva. 

O primeiro relato de manipulação conhecido foi feito por Hipócrates (460-355 a.C.). No séc. VI, através da Coreia, os conhecimentos Chineses são introduzidos no Japão dando origem ao desenvolvimento do Shiatsu. Na Europa do século XIX, na Suécia, o esgrimista Per Henrik Ling cria o Real Instituto de Ginástica, desenvolve técnicas de tratamento para problemas músculo-esqueléticos e sistematiza e publica um conjunto de trabalhos sobre a massagem. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails