Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

7 Benefícios de massagem nos tecidos profundos



Se você é um atleta com uma alta demanda diária de estresse colocada em seu corpo ou se recuperando de uma lesão ou doença, a massagem nos tecidos profundos provavelmente terá alguns benefícios para lhe oferecer. As massagens foram utilizadas há milhares de anos em todo o mundo para diminuir o estresse físico e psicológico. E hoje, a pesquisa continua a mostrar que, seja usado sozinho ou em conjunto com outros tratamentos, a terapia de massagem é uma maneira eficaz de ajudar a tratar condições comuns como artrite, ansiedade e dor lombar crônica.
O principal objetivo da massagem nos tecidos profundos é reduzir a dor e o desconforto, melhorando a capacidade do corpo de se curar. Massagens de tecido profundo não são apenas relaxantes – eles também ajudam a “alongar e liberar músculos” que frequentemente se sentem tensos e ficam presos em padrões desconfortáveis.  Vamos explorar o que, exatamente, é a massagem de tecido profundo e todas as maneiras que ele pode beneficiar seu corpo e mente.

O que é a massagem nos tecidos profundos?

A massagem de tecido profundo envolve a manipulação das camadas profundas do tecido no corpo, incluindo a fáscia e outros tecidos de suporte que compõem os músculos e as articulações. Comparado com outras técnicas populares de massagem – incluindo massagem sueca ou acupressão, que tendem a ser mais leves na pressão e podem envolver o movimento do corpo em certas posições – a massagem profunda do tecido geralmente é mais lenta e firme. 
A massagem é benéfica principalmente porque ajuda a estimular o fluxo sanguíneo e aliviar a tensão muscular, ao mesmo tempo em que reduz o estresse psicológico e liberam “hormônios felizes” como serotonina e oxitocina.
A maioria das massagens de tecido profundo normalmente se concentram nos principais grupos musculares – como o pescoço ou a parte inferior das costas – juntamente com articulações e tendões que são suscetíveis a esforços ou lesões. Certas áreas do corpo que tendem a ficar tensas em tempos de estresse, incluindo os ombros, pescoço e quadris, muitas vezes podem se beneficiar mais desse tipo de manipulação profunda. Muitas pessoas consideram que as “massagens esportivas” são uma forma de massagem de tecido profundo, que envolve tratamento físico principalmente para sistemas neuromusculoesqueléticos para tratar dor e incapacidade, melhorar a recuperação muscular e mobilização das articulações e prevenir lesões.
Abordagens manipuladoras para o tratamento natural da dor e outros problemas de saúde têm sido utilizados há mais de 3.000 anos, que remontam às antigas civilizações egípcias e chinesas. As massagens de pressão foram usadas para melhorar “Qi” (força vital ou energia), desintoxicar o corpo e promover melhor função hepática – o que hoje pode ser explicado através do processo de ativação do sistema linfático.
Especialistas acreditam que os antigos egípcios foram os primeiros a usar uma pressão muito firme e profunda para tratar a dor crônica.

Benefícios da Massagem de Tecidos Profundos

1. Trata dor crônica nas costas

Um estudo que comparou a eficácia de dois tipos diferentes de massagens para o tratamento de dor nas costas crônica, massagem terapêutica versus massagem de tecido profundo (DTM), descobriu que o tratamento com DTM ao longo de 10 dias resultou em melhorias significativamente melhores na dor em comparação com a massagem terapêutica.
Neste estudo particular, publicado em Estudos em Tecnologia e Informática de Saúde, a massagem terapêutica incluiu técnicas de torção e fricção, enquanto o DTM usava “pressão oblíqua e uma combinação de alongamentos e traçados transversais.” Todas as sessões eram de 30 minutos de duração e pré-formados diariamente, e todos os participantes não receberam outros tratamentos durante o curso do estudo. Após 10 dias, os participantes tratados com DTM relataram melhorias significativas na dor (dor lombar neste caso) em comparação com aqueles tratados com massagem terapêutica, com base em pontuações usando o Índice de incapacidade de dor lombar modificado de Oswestry, Quebec Back Pain Disability Scale e Visual Analog Scale. 
Outros estudos têm resultados semelhantes. Um estudo de 2014 publicado no Scientific World Journalaté descobriu que o tratamento com massagem no tecido profundo sozinho tinha tanto efeito positivo na redução de dor em pacientes com sintomas crônicos em comparação com analgésicos de massagem e AINE utilizados em conjunto. 

2. Ajuda a baixar a pressão arterial elevada

Um estudo publicado na Revista de Medicina Alternativa e Complementar constatou que a massagem nos tecidos profundos teve efeitos positivos nas leituras de pressão arterial sistólica, diastólica e média em adultos com dor e sintomas de pressão alta.
O estudo envolveu 263 voluntários com idade média de 48,5. O espasmo muscular / tensão muscular global foi descrito como moderado ou grave para cada paciente antes dos tratamentos, que consistiu em uma massagem entre 45-60 minutos de duração. Os resultados demonstraram uma redução média da pressão sistólica de 10,4 mm / Hg, uma redução da pressão diastólica de 5,3 mm / Hg, uma redução da pressão arterial média de 7,0 mm / Hg e uma redução média da frequência cardíaca de 10,8 batimentos por minuto após o tratamento de massagem.

3. Reduz o Estresse, a Ansiedade e a Tensão Muscular

A inflamação causada por estresse crônico e tensão muscular pode levar à piora da saúde geral, maior tempo de recuperação, redução da função imune e problemas cardiovasculares, como pressão alta. Estudos descobriram que a terapia de massagem pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol e até mesmo aumentar a produção do hormônio chamado oxitocina, que relaxa o corpo e tem efeitos calmantes.  A oxitocina é o hormônio primário responsável por sustentar vínculos sociais em humanos e aumentar a motivação para comportamentos cooperativos, e é por isso que muitas vezes é chamado de “hormônio do abraço” e que é conhecido por serem liberados durante abraços, nascimentos, vínculos sociais e do toque.
Vários mecanismos para efeitos de alívio do estresse naturais da massagem profunda incluem sua capacidade de dilatação dos vasos sanguíneos e também menor atividade do sistema límbico (incluindo o hipotálamo), responsável pela regulação do sistema nervoso autônomo e pela secreção de cortisol. A massagem demonstrou melhorar o relaxamento ao aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, conforme medido pela frequência cardíaca, pressão arterial e variabilidade da frequência cardíaca. 

4. Ajuda em lesões

As massagens de tecido profundo são frequentemente utilizadas após lesões para ajudar a quebrar o tecido cicatricial recém-formando, o que pode dificultar a recuperação e levar a uma rigidez. A massagem demonstrou ajudar a reduzir a inflamação e os espasmos musculares, estimulando o fluxo sanguíneo, afrouxando os músculos para permitir mais oxigênio e também ajudando a reduzir a resposta automática ao estresse do sistema nervoso.
Após a lesão e, especialmente, se também é um momento muito estressante, a inflamação pode evitar o fluxo sanguíneo adequado de atingir tecido danificado e pode cortar nutrientes vitais e oxigênio. Isso pode fazer com que as toxinas se acumulem em torno do tecido danificado, o que só aumenta o inchaço e a dor. Alguns estudos descobriram que mesmo a massagem auto-administrada pode ajudar a reduzir a dor associada à fascite plantar e outras lesões. 

5. Melhora a Recuperação e o Desempenho Atlético

Pesquisas publicadas no Journal of Sports Medicine e Physical Fitness relataram resultados de uma tendência positiva para massagens de tecido profundo em relação à melhoria da recuperação e desempenho atlético. O tipo mais benéfico de massagem nos tecidos profundos para atletas é considerado “massagem esportiva”, que é comumente realizada antes de eventos atléticos para ajudar a aquecer o corpo e prevenir lesões ou imediatamente após melhorar a recuperação.
O relatório mostrou que a ciência da massagem esportiva tornou-se de crescente interesse para atletas, treinadores atléticos, treinadores e fisiologistas. Estudos mostram que as massagens nos tecidos profundos podem ajudar a melhorar a depuração do lactato, atraso no início da dor muscular, fadiga muscular, prevenção de lesões e tratamento de lesões. 
Os pesquisadores também observam que há benefícios psicológicos para os atletas que recebem massagens, que outras pesquisas mostram podem incluir melhor foco e confiança. Embora ainda seja necessária mais pesquisa em uma escala de longo prazo, tanto a cura tecidual quanto os efeitos psicológicos das massagens são áreas que parecem promissoras para os atletas profissionais e recreativos.

6. Pode ajudar com a dor

Muitas mulheres grávidas agora se voltam para medicamentos alternativos / complementares para ajudar a controlar a dor de parto e apoiar um processo natural de parto, como o Método Bradley. Na verdade, as pesquisas mostram que as terapias alternativas mais comuns recomendadas durante a gravidez são terapias de massagem, acupuntura e quiropraxia.
Algumas pesquisas mostraram que a terapia de massagem pode ser efetiva durante a gravidez devido aos efeitos de redução da ansiedade, e as mulheres que recebem massagens antes e durante o trabalho de parto tendem a sofrer diminuição da depressão, ansiedade e dores nas pernas e nas costas. Os resultados de um estudo descobriram que as mulheres que receberam massagens antes e durante o trabalho de parto apresentaram significativamente menos dor, além de seus trabalhos foram em média três horas mais curtos e exigiram menos necessidade de medicação.
Como os níveis de cortisol diminuem após a massagem e o fluxo sanguíneo são melhorados, as mulheres grávidas também estão melhor protegidas da atividade fetal excessiva e risco de parto prematuro. 

7. Reduz os sintomas da artrite

De acordo com a Fundação Arthritis, a massagem é frequentemente usada para aliviar sintomas comuns de muitos tipos de artrite, incluindo dor nas articulações crônica, rigidez, ansiedade, amplitude de movimento limitada nas articulações e problemas para dormir. Massagens firmes podem ser usadas diariamente para alívio natural, seja realizado por um profissional ou pelo próprio paciente.
A pesquisa mostra que massagens mais firmes com mais pressão podem resultar em uma redução significativa na dor da artrite em comparação com massagens mais leves. A massagem mais leve tende a despertar (não relaxante), porque muitas vezes a frequência cardíaca aumenta. No entanto, com pressão moderada, a frequência cardíaca geralmente diminui, e isso estimula o relaxamento e reduziu a tensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails