Páginas

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

TIPOS DE MASSAGEM E SUAS INDICAÇÕES


A massagem no meio esportivo é muito reconhecida, porém não utilizada em tão larga escala pelos atletas como deveria, pois funciona como um meio de recuperação excepcional para aqueles que fazem de seu corpo uma máquina de esforços e microlesões diariamente.

Os efeitos físicos, fisiológicos, psicológicos e emocionais da massagem são amplamente estudados e sua indicação absolutamente necessária para praticantes de atividades físicas, principalmente aqueles que se dedicam as de longa duração como o Ironman e as maratonas. A indicação está relacionada ao treinamento e à competição seja antes, durante ou depois, variando sim sua forma de aplicação e manualidade, além é claro da técnica escolhida.

Apresentaremos um breve resumo para que você atleta possa se beneficiar dos efeitos dessa maravilhosa terapia reparadora. 

* TIPOS DE MASSAGEM E SUAS INDICAÇÕES: as massagens apresentam milhares de possibilidades e recebem diversos nomes variando conforme o lugar e a técnica, as que seguem são as mais indicadas para atletas, e serão apresentadas indicando melhor momento para aplicação junto com seu resumo técnico:

DESPORTIVA: A Massagem Desportiva implica na utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas, nomeadamente, para aumentar a rentabilidade dos desportistas e tonificar os tecidos musculares, atuando ao nível da descompressão muscular. INDICADA ANTES DA ATIVIDADE – feita de forma suave no intuito de aquecer a musculatura aumentando a vascularização periférica dos tecidos e diminuindo o risco de lesões, além de não solicitar nenhum gasto de enrgia por parte do atleta, pode, por exemplo, ser usado em uma área específica como as panturrílias, naqueles que tem por tendência sobrecarregá-las durante as atividades; DURANTE – em meio a provas longas pode ser útil feita em forma de deslizamento superficial apenas para ajudar a remover os catabólitos muito acumulado em determinadas áreas, como por exemplo em casos de fadiga e câimbras localizadas; DEPOIS – excelente meio de relaxamento e remoção das substâncias danosas geradas pelo esforço muscular repetido durante a atividade melhorando sua recuperação; PERÍODOS DE TREINAMENTO – deve ser utilizada ao menos 1 vez na semana para recuperação dos treinamentos, ai sim feita de forma completa em todo o corpo dando priorodade as áreas mais solicitadas pelo esporte praticado.

TERAPÊUTICA: implica na utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a flexibilidade muscular e tonificar os tecidos, dando especial atenção a determinadas partes de corpo; é essencialmente uma massagem localizada com o objetivo da recuperação gradual da zona afetada. É o tipo de massagem que normalmente se pode encontrar nos centros de reabilitação física.

MASSAGEM SUECA: consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também às técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração; é o tipo de massagem mais comum nos países ocidentais e pode ser utilizada em qualquer momento.

SHIATSU: massagem feita a partir de pressão digital. É a principal técnica deste tipo de massagem originária do Japão, que baseia os seus pressupostos na antiga Medicina Tradicional Chinesa. É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupuntura chineses. De uma forma geral, este método de massagem visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo e implica no conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa. Bastante indicada em associação a outras técnicas de relaxamento muscular citadas anteriormente, feitas preferencialmente em dias separados durante o período de treinamento. 

TUI-NA: A Massagem Tui-Na é composta por várias técnicas, onde cada uma tem uma aplicação específica, Assim, cada técnica é aplicada consoante a natureza da patologia apresentada, a constituição do paciente e a parte do corpo a massagear e está muito longe de se limitar à aplicação de pressão (com os dedos, mãos, cotovelos, etc.). É um leque muito vasto de técnicas que se aplicam a pontos e meridianos de acupunctura, grupos musculares e estruturas anatómicas em geral, utilizando o contacto corporal próprio da massagem. Muito indicada a atletas, tanbém preferencialmente associada a outras técnicas de relax muscular.

DEEP TISSUE MASSAGE: caracteriza-se pela utilização movimentos lentos, pressão direta e fricção. Deve, contudo, iniciar-se sempre com uma ligeira pressão, sendo essa pressão aumentada à medida que se vai trabalhando o músculo ou grupo muscular. Esta técnica elimina as toxinas em toda a extensão do músculo profundo e não simplesmente a nível superficial. Devido a esta libertação de toxinas, é muito importante beber muita água logo após a sessão de massagem de modo a poder eliminar as toxinas do corpo. Deve-se ter muito cuidado na realização desta técnica, que preferencialmente deve ser realizada por profissionais de fisioterapia com grande conhecimento de anatomia e fisiologia, além, é claro, do conhecimento das lesões a serem manipuladas. A técnica pode ser associada a alongamentos e a massagem tradicional.

Existem outros tipos de massagem, mas os acima citados são os mais indicados para atletas, sendo os mais amplamente utilizados as técnicas desportiva, terpêutica e sueca, onde os EFEITOS DA MASSAGEM de vasodilatação, retirada de catabólitos musculares pela ativação da circulação, relaxamento muscular local e sistêmico; facilitam uma recuperação dos treinamentos e seus efeitos danosos ao corpo, prevenindo lesões e acelerando o processo de recuperação entre os treinos e competições.

Bons treinos e não esqueçam que o corpo não é uma máquina, que, como qualquer outra, precisa de cuidados. Portanto, façam da massagem um hábito como treinar. Bom proveito.

Antonio Chaer Filho
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails