Páginas

sábado, 10 de agosto de 2013

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO



O conceito de periodização no treinamento foi revelado originalmente em 1972 por um cientista russo e incorporado nos esquemas de treinamento para atletas, tanto novatos quanto de elite. A idéia de periodização consiste em subdividir um período específico de treinamento (macrociclo) em períodos menores (mesociclos), com cada mesociclo sendo separado novamente em microciclos semanais. O fracionamento do macrociclo em suas partes componentes tem por finalidade manipular a intensidade do treinamento, o volume, a freqüência, as séries, as repetições e os períodos de repouso (para prevenir o supertreinamento) e alterar a variedade das sessões de treino. Espera-se com isso uma redução de quaisquer efeitos negativos do treinamento e culminar em um desempenho máximo do indivíduo ao final do período do macrociclo. Tornando com isso, o atleta apto a atingir o ápice de preparação em um momento pré-determinado, que normalmente é atingido numa determinada prova. Os períodos que formam um ciclo completo da periodização (macrociclo) podem ser divididas como: Período Base 1 e 2, Competitivo e Transição (ver períodos da periodização). 

MACROCICLO: Representa a organização de todo o treinamento que será desenvolvido em um determinado período de tempo. A estruturação desse período de treinamento obedece a um plano de expectativas e, geralmente, encerra-se num ponto máximo de performance do individuo. 

MESOCICLO: Um mesociclo é formado por vários microciclos(semanas de treino) – normalmente de três a seis. Encontra-se intimamente correlacionado aos princípios da sobrecarga e da interdependência volume-intensidade. 

MICROCICLO: É o menor ciclo de treinamento. Normalmente possui a duração de sete dias, coincidindo com o período de uma semana. Observamos nessa etapa a alternância de intensidade das cargas de treinamento. Dependendo da etapa do treinamento e da qualidade física desenvolvida essa composição de intensidades vai variar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails