Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MASSAGEM PARA DESPORTISTAS



A Massagem Desportiva é realizada com técnicas de massagem específicas, usada nomeadamente por desportistas. No entanto, pode ser também utilizada pela população em geral, principalmente por pessoas que praticam regularmente alguma atividade física, nas seguintes situações:

No Condicionamento: Para promover recuperação muscular, após uma sessão de treino intensivo. 
Utilizada na prevenção de sintomas, como dores musculares e sensação dos membros pesados, normalmente sentidos após uma sessão de treino intensivo.

No tratamento de lesões: É uma massagem utilizada no tratamento de lesões desportivas. 
Normalmente aplica-se após 48 horas da lesão e no caso de haver sintomatologia de: hemorragia; edema (“inchaço”) e/ou hematoma (“negras”). 

Na Pré-competição: O aquecimento é a fase de preparação do corpo para a atividade física. Assim, esta massagem é utilizada para preparar o corpo para a realização de exercício físico mais intenso. 
Atua fundamentalmente no aumento da temperatura dos músculos mais solicitados para o exercício, aumentando a atividade cardiovascular e preparando-os para o esforço físico. Auxilia ainda na execução de alongamentos muscular, muito importantes para o desempenho físico e par a prevenção de lesões. Contribui também para os efeitos psicológicos desejáveis de um desportista.

Na Pós-competição: Esta massagem atua na eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos pela forte carga da atividade física e auxilia a redução de dor e nódulos de tensão. No fim de qualquer período de atividade física o sistema cardiovascular está a trabalhar excessivamente e como resultado da paragem da atividade intensa, a pressão arterial pode cair subitamente. A massagem é muito importante para evitar essa “queda” da pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails