Páginas

sábado, 17 de março de 2012

Nódulos musculares



Origem dos nódulos musculares

Estilo de vida pouco ativo, fadiga constante, má qualidade de sono, diminuição da capacidade funcional, rigidez muscular excessiva, comportamento estressante, má postura e movimentos repetitivos podem incidir em nódulos ou ativá-los, se estiverem no estado latente. A contração muscular estática e prolongada pode gerar hipertonia crônica ou espasmo muscular.

Quando determinadas atividades profissionais ou esportistas solicitam excessivamente o sistema muscular e a pessoa apresenta queixas de dores difusas, é importante verificar a presença de nódulos ativos.

Músculos saudáveis não tem feixes rígidos e sua estrutura são livres de espasmos, rigidez e tensão; por isso não apresentam nódulos e dor quando palpados.

Os nódulos podem ser ativos ou latentes. São ativos nas áreas onde há queixas de dor e latentes quando presentes, mas sem queixa de dor. Ao serem tocados, os nódulos ativos podem mover-se ou recuar com uma contração súbita. Dependendo da tensão, os pontos latentes podem tornar-se ativos e, assim, dolorosos.

Os nódulos se manifestam em qualquer idade, ocorrendo mais em mulheres que em homens, e com maior frequência em pessoas de 30 a 50 anos.


Os nódulos e suas causas


Varias situações levam ao desenvolvimento de nódulos. Na região superior do trapézio (do ombro até mais ou menos o meio da coluna) é comum a presença de nódulos. Estes relacionam-se, em parte, a posição dos membros superiores elevados, como ao apoiar o telefone com o ombro e a cabeça, apoiar o cotovelo em mesas altas para ler ou escrever, e ao rotacionar a coluna cervical para digitar textos.

Se o músculo levantador da escápula (localizado no ombro) apresentar nódulos, isso normalmente esta relacionado a posição da cabeça em travesseiros inadequados, ao atendimento de telefones em ma posição ou a posição inadequada frente ao computador.

Outros fatores também podem causar aparecimento ou agravamento de nódulos musculares. Por exemplo: ao sentar-se, adaptar as condições da cadeira a estatura do usuário. Experimente, também, colocar um objeto no solo para apoio dos pés; quando possível, fique descalço e coloque um rolo de macarrão ou bolinha de tenis ou silicone para massagear-se; quando em pé, apoiar os dois pés paralelamente no solo; dormir em decubito lateral (com as duas pernas em paralelo), e se preciso, colocar um travesseiro entre as pernas para o corpo não rotacionar a noite, abandonando a posição lateral; ao levantar-se passar para a posição de decubito lateral( ou seja, de lado) flexionar os joelhos e com as duas mãos apoiados na cama, levantar o tronco ; sempre ficar de frente para um objeto no solo antes de apanha-lo.
Quando nao se faz alongamento, é possível manifestar-se encurtamento muscular e, subsequentemente, instalarem-se os nodulos.

Como desativar os nódulos

Exercícios de alongamento com diversos tipos de massagem ( Tui-ná, Shiatsu, Massoterapia entre outras) são indicados para desativar nódulos, estimulando o sistema mecânico e neuromuscular: reidratando, estimulam a produção de glicosaminoglicanas que beneficiam os músculos e diminuem seu estado semi-sólido quando tencionados, reduzem o tonus (endurecimento) muscular e rompem as adesões (nódulos) do sistema muscular.

3 comentários:

  1. Boa tarde, ao trabalhar cerca de 4 anos como help desk - call center, no meio deste período passei a sentir fortes dores na região lombar esquerda.
    E tal se faz presente sempre que ficou sentado por um período superior a 30 minutos, ao tocar a região notei uma forma arredondada como uma bolinha de gude.
    Ao consultar um clinico e um ortopedista, os mesmos alegaram ser um nódulo, mas que só mediante uma ressonância magnética e/ou uma biopsia poderiam detalhar se é benigno e a medida a ser adotada para uma intervenção ou tratamento!
    Sr.William, já atendeu alguém com essa dificuldade sitada acima?
    Há tratamento fisioterápico que eliminara o nódulo e suas dores, ou será necessário uma cirurgia?
    Dese já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, realmente fica muito difícil falar algo sobre esse nódulo, já tratei vários pacientes com nódulos, dependendo do "nódulo" há vários tratamentos , como o Rolfing , a massagem, acupuntura e a Terapia CranioSacral, como vc já procurou um ortopedista faça os exames , se não for nada mais grave com certeza as terapias manuais é um ótimo recurso. Abraços e melhoras

      Excluir
  2. Oi boa dia meu nome é Fernanda e fui no médico e fiz uma tomografia e deu nódulos 3,8 por 3,6 e a médico disse que tem uma rígidos na coluna lombar o que pode ser ela pediu uma ressonância

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails