Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

As suas dores de cabeça estão a incomodá-lo(la)?




Dores de cabeça aparecem em várias formas e intensidade e são muitas vezes consideradas como uma queixa menor ou trivial. No entanto, para algumas pessoas podem ter um impacto significativo sobre suas vidas diárias. Algumas sentem dores de cabeça com bastante regularidade. Outros experimentam sintomas tão severos que ficam acamados e dependem de altas doses de medicação como um último recurso para aliviar as dores. Como resultado, dores de cabeça podem causar sofrimento pessoal significativo e comprometer a nossa qualidade de vida.

Então porque há tantas pessoas que sofrem deste distúrbio comum? É uma pergunta difícil de responder pois há vários fatores a serem considerados. Genética, historico médico, abuso de substâncias, dieta e uso de medicamentos têm demonstrado ter algumas ligações com certos tipos de dores de cabeça.

Em relação à população em geral, no entanto, os tipos mais comuns de dores de cabeça são a cefaléia cervicogênica e a cefaléia do tipo tensional (CTT), as quais muitas das vezes podem ser tratadas sem o uso de medicação.

Dores de cabeça cervicogênica e tensional foram consideradas como tendo origem muscular, relacionadas ao stress ou associadas a problemas músculo-esqueléticos no pescoço. Alguns dos nossos músculos do pescoço estão conectados/ligados diretamente à medula espinhal ou à fina camada de tecido que envolve o crânio.

Quando a tensão se desenvolve nestes músculos, quer a partir de má postura, stress ou atividades diárias repetitivas, cria-se um puxa-efeito sobre estes tecidos. Posteriormente, os nervos em torno desses tecidos enviam mensagens de dor para o cérebro, portanto, levando ao sintoma dor de cabeça. Os sintomas podem ser sentidos na testa, atrás do olho, na parte de trás da cabeça ou na zona temporal. Para algumas pessoas isso pode ser uma dor de cabeça ocasional, aparecendo em períodos de grande stress ou sobrecarga de trabalho. Para outros, torna-se crónica, um distúrbio de mudança de vida.

Acredita-se que o realinhamento das vértebras na parte superior do pescoço elimina quaisquer desequilíbrios ou instabilidades que podem criar tensão extra nos tecidos circundantes, e nervos. Pesquisadores fizeram recentemente uma revisão da literatura científica e sugeriram que a terapia de manipulação da coluna vertebral (SMT) na parte superior das vértebras cervicais (pescoço) reduz significativamente os sintomas dor de cabeça.

A «SMT» foi comparada com outros métodos de tratamento comuns, tais como massagem e prescrição de medicamentos; e os resultados mostraram que pacientes que receberam «SMT», em comparação com outros tratamentos, sentiram melhorias significativas na frequência e na severidade das dores de cabeça.

Muitos pesquisadores científicos afirmam também que quem sofre de enxaquecas pode beneficiar de «SMT». Estudos controlados têm mostrado que os sintomas da enxaqueca foram significativamente reduzidos se «SMT» é realizada como uma terapia preventiva. Alguns estudos ainda sugerem que um ataque de enxaqueca pode ser prevenido antes de começar, se o paciente receber «SMT» durante os estágios iniciais da enxaqueca.

Uma coisa que sabemos com certeza é que uma grande parte da população sofre de dores de cabeça. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 80% da população adulta, em países desenvolvidos, sofrem de sintomas de dor de cabeça. Felizmente, nós sabemos agora uma forma eficaz e um método de tratamento não-invasivo que tem mostrado resultados muito promissores.

Se você ou alguém que conhece sofre de dores de cabeça, vale a pena considerar e experimentar a terapia de manipulação da coluna «SMT».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails