Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto Caminhadas com Segurança terá como tema o equilíbrio do corpo .



No domingo, 25 de março, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) realizará o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, uma feira de saúde, exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física, no parque Trianon, em São Paulo. Nesta edição, o evento contará com a participação da Apartesp – Associação de Apoio aos Pacientes de Anomalia Renal e Transplantados do Estado de São Paulo, que realizará o teste de avaliação renal. O dr. Fabio Ravaglia, presidente do IOS, falará sobre como manter e aperfeiçoar o equilíbrio do corpo.

No domingo (25 de março), o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), presidido pelo dr. Fabio Ravaglia, irá realizar no parque Trianon, em São Paulo, a tradicional feira de saúde e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. Na feira de saúde é possível fazer uma espécie de check-up antes de praticar a atividade física e, nesta edição, a Apartesp – Associação de Apoio aos Pacientes de Anomalia Renal e Transplantados do Estado de São Paulo realizará o teste de avaliação renal. O dr. Fabio Ravaglia fará a palestra “Equilíbrio: fundamental em todas as idades”, com dicas de equipamentos e exercícios que ajudam a desenvolver o equilíbrio do corpo.

As atividades físicas começam e terminam sempre com alongamento, com o objetivo de aquecer e de relaxar a musculatura. As caminhadas são realizadas em dois grupos: uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada, sempre acompanhado por um médico e um profissional de educação física. O professor de edução física Marcelo Bolognesi mostrará como andar de perna-de-pau também ajuda a ganhar mais equilíbrio.

A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os exames gratuitos (glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Para relaxar, haverá também quick massagem. Nesta edição, o Colégio Inaci, parceiro do IOS, fará o teste rápido para detectar hepatite C, que mostra se a pessoa teve contato com o vírus, mesmo que a doença não tenha se desenvolvido.

O evento do IOS acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do parque Trianon, em frente ao Masp, que fica na avenida Paulista, 1.578. As próximas edições estão programadas para 15 de abril, 27 de maio, 24 de junho, 29 de julho, 26 de agosto, 30 de setembro, 21 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone (11) 3289-8000. Em linha com a atuação responsável que pratica, o IOS está coletando chapas antigas de raio X para reciclagem.

AGENDA DO PROJETO CIDADANIA – CAMINHADAS COM SEGURANÇA
Local: parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado na avenida Paulista, 1.578)
Data: 25 de março de 2012 (domingo)
7h: início da montagem
8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9 horas: início dos exames
10 horas: palestras
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
12 horas: confraternização
13 horas: encerramento
Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
www.ortopediaesaude.org.br
Telefone: (11) 3289 8000

Instituto Ortopedia & Saúde

Idealizado pelo dr. Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294), o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.

O principal evento da ONG, cujo vice-presidente é Francisco Ravaglia, acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Desde a sua criação em 2005, o projeto realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. Cerca de 34 mil atendimentos já foram realizados. O evento conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico dr. Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM-SP 54.294), fundada em 1986 e que realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que desde 1974 oferece educação profissionalizante e procura desenvolver uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. www.ortopediaesaude.org.br e www.osso.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails