Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Terapias naturais ajudam os atletas



Medicina alternativa traz equilíbrio ao organismo, promove bem estar, relaxamento físico e mental e contribui para a saúde em geral.

Dores, contusões e fadiga muscular fazem parte do dia a dia dos atletas. Os treinos exaustivos são necessários para ter sucesso na carreira e obter bons resultados nas competições, mas o corpo sofre com o desgaste. “Um atleta é um ser humano como qualquer outro e a intensidade dos exercícios pode acabar provocando lesões e muito cansaço. Além disso, o organismo consome mais energia e uma alimentação inadequada, sem a quantidade necessária de nutrientes, prejudica a saúde”, afirma Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta holístico, ortomolecular e professor.

Mesmo com o auxílio da medicina desportiva, também denominada medicina esportiva ou do esporte, os atletas precisam de outras alternativas, como as terapias naturais e complementares, para beneficiar a saúde. A medicina desportiva estuda os exercícios, treinamentos e esportes de uma forma geral, com o objetivo de promover o bem estar do atleta, tratar e prevenir lesões. “Esta especialidade avalia a capacidade de rendimento, analisa as características físicas e dá assistência aos esportistas. A medicina complementar pode atuar em parceria com a desportiva”, ressalta.

Paulo aponta que as terapias naturais são de grande valia para quem pratica esportes, pois envolvem o corpo e a mente. As atividades esportivas exigem muito do físico do atleta, mas também envolvem aspectos mentais. “O esportista tem que estar concentrado, ter espírito competitivo e ao mesmo tempo ter humildade para admitir que possui falhas. É preciso lidar com o fracasso e o sucesso, com a pressão e a expectativa dos pessoas e de si próprio. Por isso é fundamental cuidar da mente, administrando todo o estresse”, destaca.

Na área mental as terapias naturais promovem o equilíbrio do organismo por meio da força da mente do paciente. Métodos respiratórios, imagéticos ou mentais podem ser utilizados nas sessões de meditação e hipnose, por exemplo. “A terapia de respiração é outra estratégia eficaz. Os exercícios suaves e a respiração profunda desbloqueiam as sensações de dor, como uma limpeza de energias negativas. A técnica atua como um fortalecimento que revigora a energia vital do corpo”, esclarece o terapeuta, presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).

Os atletas podem se beneficiar das terapias naturais que atuam especificamente na área corporal, na qual estão reunidos tratamentos que empregam a manipulação do corpo, seja com toques, massagens, pressões ou alongamento. “A massoterapia e a drenagem linfática são algumas opções. Vários estudos comprovam os benefícios da massagem para a saúde, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, que merece atenção especial no caso das pessoas que praticam esportes com frequência, e melhora da circulação sanguínea”, observa.

A massagem acelera a recuperação em casos de lesões, alivia as dores e tensões musculares e pode até contribuir para o progresso no desempenho do atleta. Existem os pontos corretos para a manipulação, conhecidos pelos terapeutas qualificados. “Na massoterapia são feitos toques sobre as articulações e tecidos moles, alongamentos e aplicações com temperaturas diferentes. Com os movimentos o paciente consegue relaxar, há uma redução nos líquidos e toxinas do corpo e as distensões são prevenidas”, evidencia Paulo.

O terapeuta recomenda as sessões de massoterapia após a realização de exercícios físicos intensos. A massagem ainda ajuda a aumentar a flexibilidade, melhora a disposição e ameniza o cansaço físico e mental. “Os toques são capazes de ativar elementos sensoriais, estimulando alterações em glândulas, músculos, neurônios e na mente. A massagem tem o poder de minimizar quadros de ansiedade, nervosismo, tensão e estresse. A condição da saúde psicológica afeta diretamente a saúde física. O ideal é não descuidar nem da cabeça nem do corpo”, acrescenta.

Site: http://www.siterrj.org

Fone: (21) 2567-3307/8485-6730

Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails