Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

O que é 'dor do crescimento'?

As dores do crescimento não estão relacionadas com doenças sérias e tendem a desaparecer na infância

A ''dor do crescimento'' em crianças e adolescentes se manifesta por episódios de dor em pernas, braços, coluna e/ou pescoço provenientes de músculos, articulações e até mesmo de ossos. Estas crises dolorosas podem acontecer de maneira eventual, repetitiva, de curta duração ou ocorrer por vários meses ou anos.

A dor do crescimento pode estar relacionada a alguma disfunção mecânica do corpo mais recorrente em crianças que praticam atividades esportivas não recomendadas para sua idade. Desvios posturais e fisiológicos dos membros inferiores também são causas de dores.

Antes dos sete anos, o sistema neuromuscular da criança não está completamente desenvolvido. Isso significa que ela ainda não tem coordenação motora suficiente para realizar uma atividade esportiva competitiva. Neste caso, a prática de esportes deve ser feita apenas em caráter recreativo. Atividades que exijam muita coordenação motora podem prejudicar a criança de duas formas: na parte muscular e estrutural.

Sempre que possível deve-se identificar a causa da dor e direcionar o tratamento específico para ela. Um simples exame físico pode ajudar a esclarecer e orientar o tratamento. De maneira geral, deve-se evitar o uso de medicações. Nos casos de dor de crescimento, algumas medidas, como massagem no membro acometido, podem ter bons resultados. As dores de crescimento não estão associadas normalmente com qualquer doença orgânica séria, e tendem a desaparecer no fim da infância.

Ludovico Pieri Neto - ortopedista (Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails