Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Massoterapia é indicada em casos de tensões musculares



A massagem pode ir além de funções estéticas e redução de peso. Aliando relaxamento e tratamento, a massoterapia serve como auxiliar em procedimentos que envolvem problemas relacionados à tensão muscular. Em sessões que variam entre 40 minutos e uma hora, o massoterapeuta (profissional com formação técnica na área) aplica as massagens de acordo com a necessidade de cada cliente.

Especificidades não faltam nessa atividade procurada por um público extremamente diversificado. Além do procedimento empregado na sessão, também variam os motivos pelos quais se busca a massoterapia. Os clientes podem ser homens ou mulheres, jovens e idosos.

Segundo o massoterapeuta Giovani Alves, as mulheres costumam procurar o serviço interessadas no relaxamento provocado por esse tipo de massagem, que auxilia a reduzir incômodos relacionados ao uso excessivo de salto alto e tensão pré-menstrual. Já os homens costumam buscar a técnica por motivos relacionados a dores agudas ou crônicas, causadas, em parte, por esforços de maior porte, como os jogos de futebol de final de semana (a chamada “pelada”) e por vícios de postura.

Antes de iniciar o tratamentos, os clientes passam por avaliação realizada pelo massoterapeuta, para identificar quais as necessidades de cada caso. Em alguns casos, a indicação para o tratamento com massoterapia vem dos médicos que acompanham o paciente, em especial quando esta é associada à drenagem linfática. Giovani explica que é comum atender pacientes indicados por clínicos gerais, ortopedistas e cirurgiões vasculares e plásticos. “A massoterapia pode ser uma grande aliada no tratamento de problemas de saúde”, explica o profissional.

Informada sobre as vantagens da massoterapia, a médica otorrina Lêda Matos, 46 anos, resolveu sentir na pele os efeitos da técnica frequentemente indicada por seus colegas. Há cerca de três anos, entrou em contato com Giovani para iniciar as sessões, que costuma fazer, atualmente, de duas a três vezes por semana. No início, porém, elas eram diárias, já que Lêda apresentava um quadro mais grave de fortes dores na coluna.

“A massagem é muito boa, serve para a gente relaxar. Minha qualidade de vida aumentou muito, agora tenho bem menos dores e problemas relacionados ao estresse”, explica. Ela afirma ainda que a intesidade da massagem é decidida de acordo com a necessidade e os incômodos do dia. “Às vezes, Giovane vem com um plano diferente do que havia imaginado para aquela sessão, mas nós sempre conversamos e chegamos a um denominador co­mum”, explica. Lêda indicou a técnica para o marido, em estágio pós-operatório, que passou a ser submetido à drenagem linfática, auxiliando em sua recuperação.

Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails