Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A MASSAGEM APÓS LESÕES DE ESPORTES



Só deverá ser feita após realização de um diagnóstico extremamente cuidadoso, sendo indispensável a realização de exame radiográfico a fim de se determinar o estado das lesões.

As manobras de massagem deverão ser sobretudo realizadas sobre os músculos para combater a atrofia. Os primeiros movimentos deverão ser afloramentos com a polpa dos dedos ou em bracelete ou com a palma da mão. Ao afloramento seguir-se-ão as pressões e as fricções leves. Enfim, para lutar contra a atrofia e a tensão das massas musculares vizinhas de uma articulação lesada, poderemos recorrer a movimentos mais enérgicos de amassadura e de beliscadura, mas somente sobre os músculos.

A duração de cada sessão de massagem será curta no começo, não ultrapassando 10 minutos, passando, em seguida, a não mais que meia hora.

Para as lesões ligamentares e tendinares o objetivo é incentivar o desenvolvimento precoce de uma rede fibrilar ordenada. Desta forma, pode ser estabelecido um tecido conjuntivo forte e flexível, e o tecido lesionado pode ser restaurado até seu comprimento correto. A rede fibrilar está presente 48 horas após a lesão e se não for incentivada a recuperar-se em uma posição plana, irá sofrer um espesso enrolamento, levando ao encurtamento de toda a estrutura. é indicada a massagem de Cyriax, no tratamento das lesões musculotendinosas, cápsulas e ligamentos periarticulares. Sendo efetuada ao nível da lesão fricções transversais profundas com os dois dedos perpendicularmente à direção das fibras acometidas. Em alguns casos há ainda a necessidade de outros mecanismos, como o alongamento e agentes eletrofísicos, para reduzir a formação do tecido cicatricial.

Para lacerações ligamentares recentes devem ser feitas fricções menos vigorosas aplicadas imediatamente, para que seja passivamente mantida a mobilidade no ligamento. Fricções profundas vigorosas são mais apropriadas nos casos de lacerações crônicas. Estes movimentos induzem o efeito atenuador da hiperemia.

Nos traumatismos agudos, defesa contra a dor e edema dos tecido moles musculares e periarticulares é indicada a massagem de Teirich-Leube que tem ação terapêutica que se divide em:

Ação cutânea: mobilização da pele sobre o tecido subcutâneo. A ação se faz com a ajuda da polpa do terceiro dedo. Este estiramento provoca sensação de descontinuidade muito característica.

Ação subcutânea ou aponeurótica nos casos mais antigos.

A PROGRESSÃO DO TRATAMENTO: trata-se de cuidar da projeção da afecção ou do traumatismo na pele ou no tecido subcutâneo.

Como nos casos agudos se projetam essencialmente no tecido cutâneo em torno da lesão, o tratamento é limitado à região. Entretanto, nos casos crônicos e rebeldes, a conduta consiste em procurar tratamento em um ponto de partida determinado.

RESULTADOS: quase espetaculares, porém a técnica é de execução delicada.

PRINCIPAIS INIDICAÇÕES: traumatismos recentes, sem rupturas significativas, com ou sem edema: tipo entorse; seqüelas de traumatismos antigos; cicatrizes dolorosas; limitações articulares.

Nos traumatismos de partes moles periarticulares em que o periósteo se encontra muito próximo à superfície da pele é feita a massagem de Vogler e Kraus sendo este um tratamento reflexo a distância, que evita o local da lesão, cuidando apenas de sua projeção dolorosa.

TÉCNICA: as pressões duram cinco minutos em cada ponto do periósteo. Potência de 1 a 5 kg. Pressões ritmadas pela respiração e realizadas com a ajuda do polegar ou do terceiro dedo.

RESULTADOS: quase sempre excelentes em duas ou três sessões. Contudo, a execução é dolorosa para o paciente e difícil para o terapeuta.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES: seqüelas dolorosas e crônicas dos traumatismos.

Em traumatismos sem lesão óssea, com dor, edema e bloqueio articular são usadas as massagens Chinesas. Estas são, freqüentemente, um complemento de tratamentos de acupuntura e permitem combater a dor, o edema e a limitação de amplitude dos movimentos, seqüelas de traumatismo.

RESULTADOS: quase sempre espetaculares. A dificuldade não reside na execução das massagens, mas sim na localização prévia dos pontos chineses e dos trajetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails