Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Reabilitação através da Massoterapia:Teoria e Prática

Reabilitação através da Massoterapia:Teoria e Prática Autor: Évito Gomes

Colaborador: Irineu Manoel de Souza

ISBN: 978-85-7474-462-9

O massoterapeuta Evito Gomes, neste livro que redigiu para a sua especialidade, dá mostras de sua sólida formação obtida em Cuba. Sua técnica descritiva, nota-se, advém de anos e anos de trabalho com pacientes que apresentavam todos os quadros patológicos aqui abordados. Recomendamos a obra para todos que veem na Massoterapia um futuro brilhante pela frente, no cuidado de uma população cuja faixa etária e expectativa de vida cresce a olhos vistos em nosso país.

Professor Doutor José Eduardo Perón
Massoterapeuta, Mestre em Fisiologia Humana, Doutor em Psicologia Experimental, Professor titular do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSC.

Em 1986, aprovada em concurso público, fui trabalhar no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, no atendimento a pacientes neurológicos. Logo percebi que a maior dificuldade era a ausência de um profissional qualificado em reabilitação. Qual não foi a minha surpresa: havia sido recém-admitido um massagista como atendente de enfermagem, Évito Gomes, que resolveu o problema. Uma pessoa ávida em aprender, prontamente tratou de se informar na área, tanto nos livros como nos questionamentos aos neurologistas, médicos patologistas e enfermeiros. Com muita disponibilidade e sensibilidade, apesar dos poucos recursos, aplicava várias técnicas que davam ótimos resultados.

No decorrer dos anos, não só se dedicou com esmero ao exercício da profissão como também se aperfeiçoou. E com a redação deste livro, mostra que alia com maestria a teoria à prática.
Na primeira parte traz a temática sobre o AVC (acidente vascular cerebral). Utiliza uma linguagem de fácil compreensão, essencial para o seu aproveitamento, tratando-se de um assunto tão difícil e de relevada importância pela frequência com que ocorre. Na segunda, soube expor todas as técnicas reabilitadoras de uma maneira clara, que facilita e motiva a sua aplicação.

Este livro pode fazer com que os interessados se inspirem saindo da mesmice que é o tratamento reabilitador oferecido nas clínicas, beneficiando assim a população com novas oportunidades na minimização da dor e prevenção de sequelas.
Wilhelmina Wessler Enfermeira com Especialização em Neurocirurgia no Hospital de Clínicas de Montevidéu, no Uruguai.

Evito Gomes é massoterapeuta, formado pela Fundação Catarinense do Trabalho. É técnico superior em Terapia Física e Reabilitação, formado pelo Instituto Politécnico da Saúde Salvador Allende, de Havana, Cuba. Membro do Conselho de Ética do Conbramasso – Conselho de Auto Regulamentação da Profissão de Massoterapia. Tem grande experiência profissional, trabalhando em diversos hospitais na reabilitação em massoterapia, com ênfase nas doenças neurológicas, traumatológicas, respiratórias e circulatórias. Também atua na área esportiva.
Trabalha na Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina e também como diretor do Nutefi – Cliníca e Escola de Terapia Física. Sua atividade básica é voltada para a recuperação de pacientes sofredores de patologias neurológicas, principalmente com problemas vasculares cerebrais, traumatismos cerebrais e enfermidades neuro degenerativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails