Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A massagem na vida esportiva



A massagem deve ser de uso freqüente na vida esportiva. A ela recorre-se para preparar e seguir a ação atlética, durante o treinamento, após o evento esportivo e também como forma de tratamento, quando ocorre algum traumatismo.

A prática da massagem antes do evento esportivo tem por objetivo preparar toda a estrutura muscular do atleta, aumentando sua rentabilidade e para reduzir os riscos de lesões. São feitas fricções e pressões efetuadas rápida e concisamente, e amassadura das massas musculares, provocando um afluxo de sangue na periferia, visando fazer com que os tecidos fiquem mais maleáveis, impedindo assim rupturas e torções. A massagem concebida e executada após exercícios é feita de maneira a conduzir a circulação na eliminação de ácido láctico e outras toxinas, descansando a musculatura para aliviar dores e contusões, desfazer inchaços, também tendo importância fundamental na recuperação de fadigas musculares e no tratamento de traumatismos leves. A massagem não deverá ser de maneira alguma excitante, pois tem o objetivo de conduzir calma a musculatura. No caso de lesões é indispensável a realização de exame radiográfico e mediante prescrição médica poder realizar as manobras de massagem para obter um bom resultado do tratamento.

Para aplicação das técnicas de massagem no esporte deve-se levar em conta a avaliação completa do sistema músculo-esquelético, verificando o alinhamento postural e a tensão dos tecidos moles exigindo preferência e prática na escolha da técnica mais eficaz.

Historicamente, as definições constantes nos manuais de massagem têm se referido aos movimentos reparadores, à cura e à estimulação mecânica dos tecidos mediante a aplicação de pressão e alongamento.

Na Odisséia, de Homero (Século VIII a.C.), pela primeira vez foi relatado o uso da massagem junto as atividades atléticas. Heródoto, no século V a.C., e Hipócrates (c. 460-375 a.C.) escreveram sobre massagens que eram ministradas com o objetivo de preparar os competidores para extenuantes provas de força.

A massagem esportiva- algumas vezes chamada de "apoterapia"- foi revivida das suas origens gregas com seus ginastas, pugilistas e gladiadores no século XX, tendo seu valor confirmado por numerosos pesquisadores e sendo cada vez mais reconhecida como uma importante modalidade terapêutica, à medida que um número cada vez maior de pessoas de todas as idades se envolve na prática dos esportes e em treinamentos de aptidão.

6 comentários:

  1. Estou com um sério problema de lombalgia e nenhum remédio mais faz erfeito... as dores estão cada vez mais intensas e profundas e não sei mais o que fazer... massagem ajuda ou atrapalha? se ajudar, que tipo de massagem devo fazer? esperando ansiosa a sua resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas causas podem ser inúmeras (hérnia de disco, má postura, posição sentada por muito tempo, levantamento de objetos pesados, espasmos musculares, stress, cansaço, cólicas menstruais, problemas de próstata).

      Seu tratamento pela osteopatia é relativamente simples apresentando resultados rápidos, mas é necessário que o paciente colabore seguindo algumas orientações como: não carregar objetos pesados, abaixar de forma correta, levantar se da cadeira se trabalha muito tempo sentado, diminuir o peso corporal, praticar alguma atividade física

      Excluir
  2. Eu pratico Karatê há cinco anos e antes disso pratiquei diversos esportes... sempre fui muito ativa... não atestou nenhuma herniação em meus exames e qto a me abaixar eu não posso me abaixar como deve ser, pois tenho condropatia nos dois joelhos e isso dificulta um pouco para mim. O que eu gostaria de saber mesmo é se a massagem pode ajudar ou não a dimiuir as dores... essas dores de que estou falando se concentram só no meu lado esquerdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Amanda eu recomento a Osteopatia, creio que vc vai gostar e deve aliviar bastante

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails