Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Massagem desportiva



Pesquisas recentes têm comprovado o que há muito tempo já se imaginava. Desde a antiguidade clássica, os gregos e chineses praticavam a massagem nos atletas após exercícios físicos como forma de relaxar os músculos do corpo e aliviar possíveis dores. Agora, cada vez mais médicos recomendam a massagem como um complemento para o tratamento de lesões e há profissionais especializados na chamada massagem desportiva, que engloba diferentes técnicas e garante benefícios ao corpo, à mente e ao rendimento do atleta.

Diferentemente da massagem relaxante, que acalma o corpo, a desportiva usa movimentos mais fortes e rápidos para ativar a circulação sanguínea e pode liberar adrenalina. É indicada para antes e depois da atividade física, com dois objetivos principais – a primeira, de preparação e, a segunda, para recuperar a musculatura.

Atletas profissionais ou amadores devem dar um descanso à musculatura para que ela se fortaleça. A massagem é uma boa pedida porque pode auxiliar no tratamento ou na precaução de lesões, “limpar” a musculatura de produtos metabólicos e preparar a musculatura para a próxima atividade.

Em uma pesquisa recente, realizada no Canadá, voluntários foram submetidos a uma biópsia e tiveram amostras de tecido retiradas de suas coxas. Em uma segunda etapa, eles realizaram exercício exaustivo de pedalada e foram constatados danos em suas musculaturas. Parte do grupo de voluntários recebeu uma massagem na área machucada e uma nova biópsia foi feita. Os pesquisadores notaram a presença de substâncias anti-inflamatórias e uma produção maior de mitocôndrias, produtoras de energia celular, em quem recebeu a massagem. O efeito foi similar ao de remédios analgésicos.

Cada esporte utiliza diferentes músculos com mais intensidade. Cabe ao profissional que irá realizar a massagem identificar os pontos de tensão que necessitam ser tratados e aplicar a técnica mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails