Páginas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A importância da avaliação física



Muitos reclamam na hora de passar pela avaliação física, mas a verdade é que ela é fundamental para qualquer indivíduo que deseja iniciar um programa de exercícios físicos de maneira segura e eficaz. É através dela que se identifica possíveis fatores de risco relacionados à saúde e à pratica de exercícios físicos. É possível traçar metas e elaborar um programa de treinamento de acordo com os principais objetivos do aluno e acompanhar os resultados através de reavaliações dos procedimentos adotados na avaliação física.

O método mais utilizado para a avaliação da composição corporal é a antropometria devido à sua facilidade de aplicação. Através de medidas antropométricas é possível avaliar as alterações de medidas corporais decorrentes da prática de exercícios físicos e dieta, proporcionando dados de grande valia para os profissionais que atuam nesta área. Dentre estas medidas devemos ressaltar a circunferência abdominal, independente do sexo, pois a gordura localizada na região central, conhecida como gordura visceral, está substancialmente associada ao aumento de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes mellitus.

Outro método realizado em avaliação física é de dobras cutâneas, utilizando um equipamento chamado de plicômetro, também conhecido como adipômetro. O avaliador mensura a gordura subcutânea (gordura localizada abaixo da pele) e através do protocolo utilizado obtém dados da composição corporal.

Existem inúmeros protocolos que podem ser utilizados para mensurar a composição corporal, o mais importante é o profissional adequar o protocolo para o público com o qual deseja trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails