Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Diante uma lesão você sabe quando usar o quente ou o frio?




Os dois tipos de tratamentos são baseados na técnica da termoterapia, que utiliza de meios físicos como o quente e o frio para o tratamento de lesões, como exemplo podemos citar bolsa de água quente e bolsa de água fria. Os dois tipos de tratamentos seja ele o frio ou o quente melhoram a dor, porém cada um tem sua indicação específica para diversas situações.

O esfriamento de determinada área do corpo provoca uma vaso constrição, que nada mais é do que o estreitamento dos vasos, o que proporciona reduz o processo da chegada da inflamação no local da lesão.Podemos evidenciar essa situação através de uma pessoa que faz uma atividade física mau orientada,e em excesso desenvolvendo uma lesão muscular,nesta situação esta indicado o esfriamento da área, que pode ser realizado com uma compressa de gelo. O aquecimento promove um relaxamento da musculatura e dos vasos sanguíneos, auxiliando assim na remoção do processo inflamatório.Observamos essa situação em pessoas que ficam sentadas no computador por varias horas e desenvolvem nódulos de tensão muscular na região do pescoço,esta situação é indicado o aquecimento da área,que pode ser feito com uma compressa de água quente.

Sendo assim, quando usar cada método? Seguindo o exemplo da bolsa de gelo devemos usá-la quando queremos evitar uma inflamação exagerada oriundas de traumas, entorses, osteoartrites,tendinites etc., procedimento que tem efeito positivo nestes casos.

Agora a bolsa de água quente é utilizada quando queremos alcançar um relaxamento local da musculatura e de pontos de espasmos musculares, como nas regiões cervical, dorsal e lombar.O tratamento pode ser realizado até de 2 em 2 horas em casos mais específicos que necessitam de uma resolução do quadro mais rápido no atleta.Mas em casos não específicos normalmente é utilizado de 3 a 5 vezes ao dia já é suficiente. O tempo de cada compressa varia entre 15 e 30 minutos, dependendo da área a ser tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails