Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Massoterapia deve ser associada a exercícios físicos e alimentação




Vida saudável contribui para manter resultados das diferentes técnicas de massagem.

Os tratamentos estéticos caíram no gosto popular – as sessões já não se limitam as pessoas que possuem umas cifras a mais na conta bancária. A popularização se deve ao aumento no número de profissionais no mercado, as promoções que atraem os clientes e a divulgação intensa das diversas técnicas existentes. “Existem vários tratamentos, com métodos e resultados diferentes. Cada um deve analisar qual se encaixa melhor em suas necessidades”, observa José Airton da Silva, terapeuta que atua com estética corporal e é membro do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).

Na hora de escolher qual a melhor técnica surgem muitas dúvidas. Silva ressalta que os métodos que envolvem massagem e toques manuais são encarados como tratamentos semelhantes, que promovem os mesmos efeitos. “Mas isso não é verdade. Cada técnica possui seu próprio protocolo, com metodologias diferentes e resultados diferentes uma das outras. A massoterapia engloba várias técnicas de massagem, nas quais estão incluídas a drenagem linfática e a massagem modeladora, por exemplo, mas estes subtipos são diferentes”, destaca Silva.

A massoterapia é caracterizada como um conjunto de técnicas de massagem com a finalidade terapêutica, estética e esportiva. Os tecidos moles e as articulações do corpo são manuseados de forma manual, além de serem submetidos a aplicações quentes, frias e vibrações. “Entre os objetivos da massoterapia estão relaxamento, diminuição do estresse, alívio de dores musculares, estimulação da circulação sanguínea, melhora do sistema linfático, recuperação dos músculos, prevenção de lesões e redução da celulite”, aponta Silva, que também atua com terapia ortomolecular.

No âmbito esportivo, a massoterapia é fundamental, já que os treinos são desgastantes e fadigam os músculos. Para minimizar as dores e acabar com a fadiga muscular, os atletas fazem sessões de massagem. “No futebol as técnicas de massagem são ainda mais conhecidas, especialmente quando algum atleta necessita de reabilitação em casos de distensões e lesões. Praticamente todos os times possuem um massagista ou massoterapeuta”, afirma Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta ortomolecular e presidente do Sinter-RJ.

As pressões manuais auxiliam ainda na eliminação de resíduos metabólicos do organismo. A melhor técnica é a drenagem linfática, que utiliza os toques para esvaziar os líquidos e resíduos presentes no corpo, estimulando a circulação linfática. “A linfa é uma substância rica em glóbulos brancos e é essencial para o sistema imunológico. Por isso a drenagem é recomendada após a realização de cirurgias plásticas, principalmente por causa dos edemas causados pela intervenção cirúrgica, e depois da gestação. As sessões também promovem relaxamento corporal”, enfatiza Paulo.

Na drenagem linfática o terapeuta faz movimentos entre os vasos sanguíneos e linfáticos e os tecidos, potencializando os mecanismos fisiológicos de pressão. No início a drenagem era considerada benéfica apenas para o tratamento de edemas, mas com o passar do tempo passou a fazer parte do rol de procedimentos estéticos. “Existem algumas contraindicações para a realização da drenagem linfática. Pessoas com inflamações, câncer, tumores malignos, ferimentos e idosos não devem ser submetidos a esta técnica”, alerta Paulo.

A aplicação de cremes e outros cosméticos aumentam o poder dos toques e beneficiam a pele, deixando-a mais macia, hidratada, limpa, com uma aparência, textura e elasticidade melhores. A massoterapia também pode ser usada para reduzir as gorduras localizadas, as grandes vilãs do corpo visualmente harmonioso. “A associação das técnicas de massagem a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, água e fontes de fibra e proteína é imprescindível para que os resultados sejam duradouros”, finaliza Paulo.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails