Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Remoção de lactato em jogadores de futebol após aplicação de massagem


Os efeitos da massagem desportiva na recuperação metabólica de atletas de futebol de campo, não estão bem definidos na literatura. A cinética da remoção do lactato sanguíneo após sessão aguda de treinamento, seguida de massagem desportiva e recuperação ativa de baixa intensidade, pode ser um processo de intervenção importante na questão de manutenção do desempenho ou diminuição no tempo de recuperação física.

A amostra foi composta por 10 atletas do sexo masculino com idade de 17,3 ± 1,64 anos, dividida em grupo teste (5 atletas que receberam 10minutos de massagem desportiva) e grupo controle (5 atletas em repouso durante 10 minutos). A primeira coleta de lactato sanguíneo foi realizada em repouso, onde a concentração foi de 1,78±0,40 mmol.l-1 no grupo teste e 1,64±0,21 mmol.l-1 no grupo controle, após sessão intensa de treinamento realizou-se a segunda coleta demonstrando 10,8±5,35 mmol.l-1 nas concentrações do grupo teste e 11,1±2,28 mmol.l-1 no grupo controle, a terceira coleta o grupo teste (grupo que recebeu massagem desportiva) resultou em 6,86±2,28 mmol.l-1 na contração de lactato sanguíneo e 8,14±2,19 mmol.l-1 grupo controle (grupo em repouso), finalizando com a quarta coleta após recuperação ativa de baixa intensidade onde grupo teste demonstrou 2,84±0,71 mmol.l-1 e grupo controle 2,64±0,77 mmol.l-1.

Através dos resultados obtidos, observou-se no grupo teste após aplicação de 10 minutos de massagem desportiva uma maior redução nas taxas de lactado sanguíneo, onde a velocidade de remoção foi 18,7% maior comparados aos sujeitos do grupo controle, apresentando uma forte tendência da massagem desportiva em acelerar a recuperação metabólica em atletas após sessão aguda de treinamento, porém não interferindo na velocidade de remoção na recuperação ativa de baixa intensidade aplicada aos dois grupos.

Embora exista diferença encontrada no percentual em relação à remoção, os valores nas concentrações após sessão de massagem desportiva do grupo teste, comparado ao valor encontrado no grupo controle não obteve significância (p=0,39) sendo considerado estatisticamente significativo valores de p≤0,05. Sendo assim, o presente trabalho abre uma perspectiva para novos estudos que abordem os efeitos da massagem desportiva frente aos métodos utilizados na recuperação pós-treinamento.

Fonte:www.efdeportes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails