Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cinesioterapia


A Cinesioterapia é o uso do movimento ou exercício como forma de terapia. Os primeiros estudos sobre a utilização dos exercícios terapêuticos datam da Grécia e Roma antiga, porém foi a partir da I Guerra Mundial que houve um aumento acentuado da utilização deste recurso para a reabilitação de pacientes, isso devido ao grande números de incapacitados durante e após os cambates. Sua principal finalidade é a manutenção ou desenvolvimento do movimento livre para a sua função, e tem como efeitos principais a melhora da força, resistência à fadiga, coordenação motora, mobilidade e flexibilidade.

Cinesioterapia a arte de curar
A cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas do movimento. Licht (1965) definiu exercício terapêutico como "movimento do corpo ou das partes corporais para alívio de sintomas ou melhorar a função".

Auguste Georgii (1847), ao utilizar o termo cinesioterapia, propunha esta definição: "O tratamento das doenças através do movimento"; a cinesioterapia ativa é assim a parte da terapia que utiliza o movimento provocado pela atividade muscular do paciente com uma finalidade precisamente terapêutica. É o que há muito tempo se chamou de ginástica médica em oposição à ginástica geral, cujos propósitos são essencialmente higiênicos ou estéticos. Entretanto essa noção de movimento é muito restritiva, portanto se incluem inteiramente no quadro da cinesioterapia ativa solicitações musculares de estabilizações que não induzem nenhum deslocamento das alavancas ósseas.


O movimento como sinal de vitalidade não é um conceito novo, a cinesioterapia, ou terapia pelo movimento resume-se como uma análise e encorajamento ao movimento de uma ou mais zonas do corpo. Podendo ser ativo, passivo ou resistivo, de acordo com a situação particular em causa, permite devolver pelo incentivo bio-mecânico usado pelo terapeuta a mobilidade que se poderia considera normal para essa pessoa tendo em conta as suas características, hábitos e história clínica. Os movimentos são concertados com outras terapias, tanto na forma de avaliação, como de tratamento, sendo sempre o objetivo melhorar a função de mobilidade do corpo. O movimento, sempre tão essencial à condição saudável é parte integrante da preocupação da Massoterapia, sendo este um dos mais imediatos itens a ser avaliado e sobre o qual recai parte importante do planeamento terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails