Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Micromassagem e técnica de alongamento para recuperação muscular


Exercícios devem respeitar ordem para melhor efetividade

Após a fase de recuperação é recomendável que, o quanto antes, se inicie uma série de trabalhos de alongamento específico para o grupo comprometido. Outra técnica bastante indicada é a micromassagem profunda, com o objetivo de orientar o posicionamento das fibras do tecido cicatricial. Esse recurso é de grande importância, mas é preciso que a intensidade da dor ao toque na região esteja diminuída.

Nessa fase, serão a intensidade e a freqüência da dor que determinarão a substituição das compressas de gelo por compressas de calor úmido. Esse procedimento tem como objetivo aumentar o aporte sanguíneo e nutricional na região, ambos importantes para o processo de reconstrução tecidual.

Tão logo o indivíduo não tenha mais dor no alongamento analítico e na solicitação ativa, itensifica-se o alongamento global para o músculo acometido, observando-se sempre se há desconforto ou dor específica no local da lesão para controle da intensidade e amplitude do movimento.

Os exercícios ativos devem respeitar uma ordem: inicia-se com contrações isométricas, mantidas por seis segundos, seguido de exercícios de contração isotônica excêntrica e, posteriormente, concêntrica.


Bibliografia:

DE BARROS, Turíbio Leite & GUERRA, Isabela. Ciência do Futebol. Editora Manole, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails