Páginas

domingo, 15 de agosto de 2010

Encontre na dança uma solução para aliviar dores nas costas, pescoço e braços


A maioria das pessoas passa boa parte do dia sentada, seja no trabalho, no carro ou assistindo à televisão. Tal atitude tem chamado a atenção dos sistemas de saúde de vários países, que já promovem ações para estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Entre as opções para alguém se tornar ativo fisicamente, a dança tem merecido destaque, pois é um exercício considerado completo.

Um estudo publicado pelo Journal of Physical Education, Recreation & Dance declarou que a prática é muito mais do que arte ou divertimento. Trata-se de uma extraordinária terapia que auxilia na prevenção, administração e tratamento de doenças físicas e mentais. A lista dos benefícios é longa: aumento da capacidade respiratória, cardíaca e cognitiva, fortalecimento muscular, redução do risco de osteoporose, melhora da autoestima, controle do peso, incremento da sociabilidade, controle da demência, coadjuvante no tratamento de Parkinson etc.

Entre as tantas indicações terapêuticas, a melhora da postura é consequência natural e pode atenuar um mal que incomoda 77% das pessoas que utilizam computadores. Quem nunca sentiu dores no pescoço, nas costas ou nos braços, depois de uma longa jornada de trabalho? O problema não se restringe ao mundo dos adultos, pois um estudo publicado pelo The European Journal of Public Health, revelou que o uso frequente de computadores aumenta o risco de dores lombares e no pescoço entre os adolescentes também.


Alinhar a coluna

Conforme Jussara Miller, bailarina, coreógrafa e professora da Faculdade de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autora do livro A escuta do corpo – sistematização da técnica de Klaus Vianna (Summus Editorial), dançar é uma atividade que “promove a consciência do corpo em relação à força da gravidade, possibilitando, dessa forma, uma postura adequada”.

Jussara explica que, em geral, vivemos num estado de ausência corporal e por meio da dança essa condição se modifica. Passamos a compreender como o corpo funciona e, gradativamente, estabelecemos uma “integração com gravidade”. Conforme a bailarina, o reconhecimento das próprias articulações facilita o trabalho de flexibilidade da coluna vertebral, dando espaço aos seus três movimentos: cervical, torácico e lombar. “É aí que o alinhamento postural desperta”.

Novos movimentos

Para Ivaldo Bertazzo, bailarino e coreógrafo, quando dançamos passamos a nos deslocar de outras formas. “Na vida cotidiana só andamos para a frente. Dançando, aprendemos a dominar espaço-distância. Essas novas aptidões favorecem a postura.”

Na opinião do médico Cláudio Santili, professor do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBO), para além da postura, o mais importante da dança é a capacidade de colocar as pessoas em movimento, favorecendo o aparelho locomotor e a musculatura. “Como a prática exige o alinhamento do tronco, a coluna vai se acomodando numa posição mais reta e, naturalmente, opõe-se àquela decorrente da acomodação sedentária”, diz o médico.

Dos 8 aos 80

Democrática, a dança pode ser praticada pela maioria das pessoas, independentemente do sexo e idade. No entanto, o médico Cláudio Santili comenta que é muito comum que professores de dança confundam esforço com performance: “Os pais precisam ficar atentos. A dança para as crianças nunca deve perder sua espontaneidade”.
Para os adultos, Ivaldo Bertazzo recomenda que nenhum movimento seja realizado com velocidade: “A pessoa deve ter o cuidado de não se lançar bruscamente”.

Como em qualquer atividade física, antes e depois de dançar, o aquecimento é imprescindível e pode ser realizado por meio de alongamentos, para movimentar as articulações dos membros inferiores, bem como da cadeia muscular posterior (coluna, panturrilha, tornozelos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails