Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Efeitos da massagem desportiva no Tecido Muscular



* Músculos Normais

Autoridades contemporâneas em geral concordam que a massagem não aumenta a força muscular.

Mennell (1945) afirmou que "apenas por um meio a força muscular pode ser desenvolvida, e este meio é a contração muscular.

Como um meio para atingir uma finalidade, a massagem pode ter utilidade em tornar possível, por exemplo, que um músculo seja submetido a mais exercício, desenvolvendo assim sua força.

Autores concluíram que a massagem pode causar relaxamento, que se expressa por um aumento no comprimento dos músculos. Bell (1964) informou que a fadiga muscular era aliviada com maior rapidez pela massagem e repouso, do que apenas pelo repouso.

Embora algumas afirmativas na literatura impliquem que a massagem aumenta o tono muscular, as evidências em favor desta colocação são inconclusivas, na melhor das hipóteses.

* Condições Patológicas do Músculo

A fibrose tende a ocorrer em músculos imobilizados, lesionados ou desnervados.

Com o uso cuidadoso das várias técnicas de massagem é possível aplicar tensão a este tecido fibroso; o objetivo consiste em impedir a formação de aderências, e na ruptura das pequenas aderências que já se formaram.

* Músculo Lesionado

Experiências demonstraram que os músculos massageados reapresentaram aspecto normal e maior volume muscular em geral.

* Músculo Desnervado

Dois grupos de macacos rhesus foram submetidos à secção unilateral do nervo ciático. Após 4 semanas, foram aplicadas massagens (alisamento e amassamento) e movimentos passivos durante 7 minutos diariamente a um grupo, enquanto o grupo-controle foi mantido em absoluto repouso. Após intervalos de 2 meses e de até 6 meses para outros, os músculos foram examinados microscopicamente. Os músculos mantidos em repouso estavam pálidos e circundados por septos espessados de tecido fibroso. Já os músculos massageados estavam flexíveis e elásticos e exibiam fibrose e aderências em quantidade consideravelmente menor.

Por ter prevenido até certo ponto a formação de tecido fibroso inelástico e de aderências, a massagem ajudou a manter uma relação favorável, permitindo uma recuperação mais satisfatória do funcionamento muscular.

Chor e colaboradores acreditavam que a atrofia e a degeneração do músculo esquelético desnervado são inevitáveis; em seguida, estes autores demonstraram que a massagem não impede a atrofia até um período de 6 semanas, mas devido ao seu efeito na quantidade de tecido fibroso formado, esta técnica realmente possibilitou aos músculos um retorno mais rápido ao normal, após a reinervação.

Os efeitos principais da massagem no tecido muscular podem ser resumidos como:

* A massagem não aumenta diretamente a força do músculo normal; contudo, como meio para atingir determinado fim, a massagem é mais efetiva que o repouso;

* Em termos gerais, a massagem não aumenta o tono muscular, mas certas manipulações podem ser aplicadas com o objetivo de facilitar a atividade muscular (sobretudo técnicas de percussão).

* A massagem não impede a atrofia no músculo desnervado.

* O objetivo da massagem no tratamento do músculo desnervado deve ser a manutenção dos músculos no melhor estado possível de nutrição, flexibilidade e vitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails