Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tendinite: inflamação nos tendões provoca dor e dificuldade dos movimentos



Quem nunca ouviu falar em tendinite? Ela é muito comum em muitas profissões, principalmente aqueles que demandam esforço repetitivo. E se não tratada pode deixar sequelas. Por isso vamos entender agora como o problema acontece e como se livrar dele.

Ela pode acontecer em qualquer pessoa, desde quem trabalha sentado em frente ao computador, até esportistas. Tendinite é o nome que se dá à inflamação dos tendões, estruturas que têm a função de ligar os músculos aos ossos. Assim, onde houver tendão, pode haver tendinite.

A inflamação geralmente se desenvolve pelo mau uso dos tendões, seja pela sobrecarga deles ou por esforços repetitivos. A dor é o principal sintoma, mas também podem ocorrer aumento de volume, calor, vermelhidão e dificuldade para realizar movimentos. Com base nos sintomas o médico vai levantar a suspeita do problema, mas os exames, principalmente de imagem, têm papel muito importante para diferenciar a tendinite de outras doenças similares.

O ortopedista Antonio Carlos da Costa explica que a radiografia, a ressonância magnética e a ultrassonografia são exames bastante usados para diagnosticar o problema.

As formas de tratamento vão desde o uso de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afetado. A fisioterapia também é indicada para acelerar o processo de cura, assim como a aplicação de bolsas de gelo e, principalmente, repouso. Além disso, alguns hábitos são essenciais para evitar o quadro.

Evitar os excessos, segundo ortopedista, é muito importante. Deve-se manter ao máximo a boa postura, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável, já que assim é possível manter o corpo sempre em forma, evitando sobrepeso.

A tendinite, se não tratada corretamente pode deixar sequelas, como ruptura do tendão e a cronicidade do quadro. Por isso, procure acompanhamento médico assim que notar os sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails