Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Evidencias do valor da massagem no tratamento da dor lombar


Muitas pesquisas tem demonstrado o valor das massagens no tratamento da dor lombar (Brofort e cols, 2004; Cherkin e cols. 2003; Ernst 1999).

Cherkin e cols.(2003) chamaram a atenção para o seguinte: “Poucos tratamentos para as dores nas costas são embasados por forte evidencia cientifica. Tratamentos convencionais, apesar de amplamente usados, tem sucesso limitado. Pacientes insatisfeitos tem, contudo, se voltado para terapias complementares e naturais e outras que cuidam das dores vertebrais”.

Conclusões do estudo Cherkin e cols.(2003).

Conduziram um sumário com as melhores pesquisas no assunto desde 1995, no qual diferentes métodos foram comparados no tratamento da dor nas costas e /ou pescoço. Eles encontraram 20 estudos de alto padrão para incluir no estudo de revisão, porém apenas três avaliaram os benefícios da massagem. O achado desses estudos foi que “A massagem terapêutica é segura e eficaz para dor nas costas subaguda e crônica. Eles também encontraram que houve evidencia que a manipulação vertebral produz pequenos benefícios clínicos que são equivalentes aos de outras terapias normalmente usadas, mas que a eficiência da acupuntura permanece incerta para esses problemas.

Foi evidenciado que a massagem e não a acupuntura ou terapia vertebral, pode reduzir os custos do tratamento após um período inicial de tratamento da dor nas costas.

Eisenberg Presentation at the International Symposium on the Science of Touch ,May 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails