Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

3 dicas ágeis para você despachar a dor de cabeça e 3 sacadas para se prevenir dela. Tudo sem medicação

Para limar o incômodo já

Compressa de gelo “Nervos e músculos da cabeça podem estar inflamados ou irritados e ser a causa da dor”, diz Robert Kaniecki, chefe da divisão de dor de cabeça da escola de medicina da Universidade de Pittsburgh (EUA). Deixe o gelo (envolto numa toalha ou num plástico, para não se molhar) de 10 a 15 minutos sobre a área dolorida. Isso tem ação analgésica.

Postura de Ioga Segundo estudo indiano, a ioga reduz a dor de cabeça em 71% e diminui espasmos do músculo temporal – ele fica nas laterais da cabeça e atua na mastigação. Tente este exercício, indicado por Marcos Rojo, professor de educação física e especialista em ioga, da Universidade de São Paulo (USP). Dá para fazer no escritório. Sente com a coluna reta, a lombar totalmente apoiada no encosto, os pés inteiros no chão e os joelhos separados a 15 cm e flexionados a 90 graus. Feche os olhos e respire mais lenta e profundamente que o normal. Leve cerca de três segundos para inspirar e três para expirar, sempre pelo nariz. Faça de 20 a 25 vezes.

Automassagem Pressionar certos pontos do corpo pode abater a cefaleia, segundo a Universidade Médica de Reabilitação (Taiwan). “Algumas pessoas têm alívio ao apertar levemente o músculo entre o polegar e o indicador da mão esquerda, usando o indicador e o polegar da direita como uma pinça”, indica Peter Goadsby, diretor do centro de dor de cabeça da Universidade da Califórnia (EUA).

Para prevenir o incômodo

Academia Atividade física regular ajuda a evitar dor de cabeça tanto quanto remédios, segundo pesquisa sueca. Pessoas que se exercitaram três vezes por semana durante 40 minutos tiveram o mesmo resultado que quem tomou medicamento para dor. “O esporte gera relaxamento muscular e alta no nível de serotonina (hormônio do bem-estar) no corpo. Isso equilibra a ação de neurotransmissores”, explica Mário Peres, neurologista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Sim, deficiência no trabalho deles é outra causa de cefaleia – além de inflamação em nervos e músculos, genética e reações a diversos problemas físicos e psicológicos.

Acupuntura Previne dor de cabeça e também pode ser um tratamento eficiente, de acordo com estudo da ONG Cochrane Collaboration (Inglaterra). “Você precisa fazer ao menos 12 sessões de acupuntura – duas por semana”, afirma Peres.

Massagem Liberação miofascial (técnica de massagem especial para alongar tecidos) pode impedir cefaleia quando aplicada nas costas, no pescoço e na face, segundo pesquisa no Journal of Body-Work and Movement Therapies (EUA). Deite na maca e relaxe!

Olho vivo! Se aplicar as táticas desta reportagem e a dor de cabeça voltar logo, procure um médico para investigar mais o problema e ter tratamento específico.



Matéria publicada na Revista Men’s Health de março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails