Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Massagem Pós-evento



Atua na descompressão, reduzindo os espasmos musculares, devolve a flexibilidade, liberta os produtos criados pelo metabolismo durante a competição, promove o alcance normal do tónus e alongamento muscular, acelera o processo de recuperação do esforço e fadiga, facilita a circulação sanguínea e linfática, melhora o retorno dos atletas aos altos níveis de treino e reduz o risco de lesões.

Recupera as estruturas sobrecarregadas, cria as condições ideais à reconstrução proteica do tecido muscular desgastado e reabilita no caso da existência de lesões produzidas por acidentes desportivos. Nas mobilizações restabelece o movimento articular e providencia o alongamento dos tecidos moles.
Adicionalmente repõem-se os níveis de óxigénio, facilita-se a drenagem venosa e linfática, reciclam-se os sub-produtos metabólicos, reduz-se a tensão/tónus muscular e devolve-se a flexibilidade.

Era consensualmente aceite que ajudava também à eliminação do àcido lático, produzido durante o esforço e usado como fonte de produção de energia aeróbica pelo tecido muscular. No entanto, estudos recentes demonstram que a eliminação de àcido lático pela massagem é residual. Ainda assim, várias tóxinas são drenadas para o sistema linfático durante a massagem e posteriormente recicladas ou eliminadas pelo organismo, podendo por isso dizer-se que a massagem é também um princípio ativo neste processo.

Para eliminar a possibilidade de rigidez muscular tardia e trazer mais proveito ao atleta, é aconselhável ser aplicada num período curto após a prova, sendo o ideal cerca de 2 horas depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails