Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Massagem de Manutenção


A fase de manutenção, aquela que por vezes o atleta descura mais, pretende manter a performance, minimizar o desgastemuscular, flexibilizar e tonificar, sempre orientado para a manutenção do equilibrio músculo-esquelético.

Minimiza os efeitos negativos dos movimentos de repetição, tratando as áreas de tensão. É dada particular atenção às aréas de inserção, tendões, ligamentos, ligações mio-tendinosas e estruturas mio-fasciais.

Os efeitos da massagem em regra são graduais e cumulativos e a Massagem de Manutenção obedece a esse mesmo princípio. A rotina de massagem acaba por conseguir reduzir a hipertonicidade e o espasmo muscular, alongar e libertar tecido conjuntivo nas áreas de stress, potenciar a flexibilidade e a amplitude do movimento e diminuir a rigidez e os efeitos causados pelo rompimento das estruturas musculares associadas ao esforço intenso.

Um atleta que treina 5 dias por semana e compete regularmente deverá receber uma massagem uma vez por semana (corpo inteiro).

Em semanas de treino intenso é benéfico que receba 3 sessões de massagem localizada.

A massagem desportiva funciona na perfeição para todas pessoas que fazem algum tipo de desporto, seja como profissão, hobby ou prática amadora. Por exemplo, no caso das pessoas que regularmente frequentam um ginásio é fortemente recomendada como um complemento ao treino e é altamente indicada para evitar lesões musculares, recuperar e preparar o corpo para o esforço produzido pela actividade física.

Efeitos

O efeito da massagem é imediato. No entanto, como referido anteriormente, apenas uma rotina de continuidade trará benefícios de caráter permanente.

Benefícios

Dos vários benefícios, podemos destacar os seguintes:

· Diminui o risco de lesão muscular e tendinosa
· Promove a recuperação de lesões
· Promove a recuperação da fadiga muscular
· Rompe aderências
· Reduz o espasmo muscular
· Tonifica o tecido muscular
· Melhora a mobilidade articular
· Aumenta o fluxo sanguíneo
· Estimula o processo de cicatrização
· Melhora a consistência do treino
· Aumenta a confiança
· Permite maior longevidade na prática da modalidade

Vantagens

Todos os atletas desejam aumentar as suas performances desportivas. Para conseguirem os melhores resultados, seguem um plano de treino rigoroso que faça aumentar as suas capacidades e habilidades, como a força, resistência e velocidade.

No entanto, o aumento dos níveis dos treinos aumentam também a probabilidade de ocorrência de lesões musculares que, por vezes impedem a competição durante meses e em casos mais graves podem mesmo impedir a continuidade do atleta.

Por isso, um dos maiores benefícios reside na prevenção para o atleta na sua prática desportiva de modo a evitar qualquer tipo de lesão músculo-esquelética. Caso ocorram, o tratamento de lesões consiste noutro resultado positivo oferecido pela massagem.

No entanto, são diversos os benefícios que o atleta pode ter e que de forma indireta contribuem para a melhoria do seu estado geral e da sua performance em particular:

- Tratamento de lesões musculares
- Aumenta a circulação e ajuda a eliminar toxinas
- Estimula o movimento dos fluídos linfáticos
- Estimula a produção de adrenalina
- Aquece os tecidos do corpo
- Aumento do desempenho do atleta
- Evitar a fadiga muscular
- Diminui a tensão e rigidez muscular
- Aumenta a flexibilidade e melhora os movimentos articulares
- Promove maior concentração
- Estimula o processo de cicatrização

Objetivos

É uma massagem específica para aliviar as tensões musculares e as inflamações dos músculos depois dos eventos desportivos. É também muito utilizada para aquecer e relaxar os músculos antes das provas, seja em atletas amadores ou de alta competição.

Quem faz exercícios em ginásio, por exemplo, para ganhar força muscular ou se sentir melhor, deve ter a noção que o descanso entre os períodos de esforço físico é muito importante. Sem ele, a musculatura não tem hipótese para se fortalecer. Quem treina demais e não tem períodos de descanso, tem muito maior risco de lesões na musculatura, nos tendões e no esqueleto. As dores nas articulações podem aumentar. Para ter um ótimo treino, é necessário descansar os músculos.

Se o atleta não tem tempo suficiente para recuperar a musculatura, precisa de um auxílio complementar, como aquecimentos prolongados antes dos treinos, alongamentos ou massagem.

A massagem desportiva usa muitos alongamentos terapêuticos com a finalidade de esticar as fibras musculares para o tamanho normal. O alongamento pode ser feito com um grupo de músculos ou isoladamente para um ou dois músculos que precisam de maior atenção. A massagem é sempre indicada como auxílio para o alongamento, porque muitas vezes as contraturas musculares ou a rigidez geral impedem o movimento.

É normalmente uma massagem personalizada para cada atleta, considerando o desporto praticado, as patologias afetas ao atleta ou à sua área de atuação, a intensidade desportiva (calendário desportivo), a existência de historial médico associado e o estado das estruturas músculo-esqueléticas.

Treino Muscular Excessivo

Quando um atleta aumenta a sua rotina de treino, quase sempre utiliza os músculos de forma exaustiva, causando stress nos tecidos musculares.

Um dos problemas é que estes atletas, com a ânsia de melhorarem, ignoram as dores musculares, o que é um erro completo, porque estas dores musculares iniciais podem transformar-se em lesões graves que podem até acabar com uma carreira.

Quanto mais ignorarem uma lesão, mais susceptíveis ficam para novas lesões e dores musculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails