Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mitos e fatos sobre a dor nas costas

Os dados médicos mostram que, mais cedo ou mais tarde, 8 em cada 10 pessoas vai sofrer dor nas costas. A dor nas costas é comum, assim como os mitos sobre as razões que a originam.



Mito 1: senta-te sempre com as costas retas

É verdade que um sentar corcunda é mau para as costas. Mas também é verdade que se estiveres sempre com uma postura demasiado reta podes provocar tensão nas costas. Se passas demasiado tempo sentado, experimenta sentar de modo a que os pés estejam pousados no chão e as costas ligeiramente curvadas.

Mito 2: não levantar objetos demasiado pesados

Não é necessariamente quanto peso levantas mas sim como o levantas. É claro que não deves levantar coisas demasiado pesadas para a tua estrutura corporal. É normal os praticantes de musculação levantarem grandes cargas. Quando fores levantar um haltere, deves agachar-te junto dele e manter as costas retas e a cabeça erguida. Utiliza as pernas para o levantar. Não dobres as costas durante o levantamento pois poderás causar-lhes dano.

Mito 3: ficar na cama é a melhor cura

O descanso pode, efetivamente, ajudar a reduzir a dor nas costas. No entanto, passar um dia inteiro ou mais na cama poderá aumentar as dores.

Mito 4: a dor nas costas é causada por lesões

Também, mas não só. Outras causas incluem a degeneração dos discos, doenças e infecções.

Mito 5: pessoas magras não têm dor nas costas

Toda a gente pode ter dor nas costas. Tal como pessoas com excesso de peso estão mais propensas a sofrer das costas (confrontar com Fato 1), indivíduos com peso abaixo do normal (como os que sofrem de anorexia) podem sofrer perda óssea, o que resulta em vértebras fraturadas ou esmagadas.

Mito 6: o exercício é mau para a dor nas costas

Um grande mito. O exercício regular previne a dor nas costas. Os médicos costumam recomendar programas de treino a pessoas com dor nas costas, iniciando com exercícios simples e ir aumentando a intensidade. Logo que a dor desapareça, a continuação da prática de exercício físico poderá ajudar a prevenir futuras incidências.

Mito 7: Colchões mais firmes são os melhores

Um estudo realizado por investigadores espanhóis com indivíduos com dores de costas crónicas mostrou que aqueles que dormiram em colchões de firmeza média (classificados com 5,6 numa escala até 10 pontos, em que 10 representa um colchão muito mole) registaram menos dores nas costas do que aqueles que dormiram em colchões muito firmes (2,3 pontos na escala) [*1].

E agora os fatos:
Fato 1: Mais peso, mais dor

Estar em forma ajuda a prevenir a dor nas costas. Ela é mais comum em indivíduos sedentários, especialmente aqueles que praticam exercício físico só ao fim de semana. Como tal, pessoas com excesso de peso são mais propensas a registar episódios de dor nas costas.

Fato 2: a quiropraxia pode ajudar

As linhas de orientação para tratamento de dor nas costas do American College of Physicians and American Pain Society recomendam que os pacientes considerem opções válidas no tratamento de dor nas costas, como a manipulação espinal ou a massagem terapêutica.

Fato 3: a acupuntura pode aliviar a dor

Segundo as guias do American College of Physicians and American Pain Society, a acupuntura pode ajudar a aliviar a dor nas costas.

Fato 4: O Ioga também ajuda a reduzir dores na parte inferior das costas

Um estudo publicado em 2009 na revista Spine indicou que a terapia de ioga pode reduzir a dor e melhorar as funções de pessoas com dores crónicas na parte inferior das costas [*2].

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] - Evaluation of the Effectiveness and Efficacy of Iyengar Yoga Therapy on Chronic Low Back Pain, Spine Vol. 34 – Issue 19, Setembro 2009 (LINK)
[*2] – Kovacs, F. et. al., Effect of firmness of mattress on chronic non-specific low-back pain: randomised, double-blind, controlled, multicentre trial, The Lancet, Vol. 362 (9396), págs. 1599-1604, Novembro 2003 (LINK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails