Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Kinesiotaping, Ligaduras neuromusculares

O que é?

As ligaduras neuromusculares dão suporte, apoio muscular e articular sem afetarem a circulação e a amplitude de movimento. São usadas como ação preventiva, para edemas e dor relacionada com lesões de todo o tipo.

Kinesiotaping (ligaduras neuromusculares) é uma técnica baseada no processo natural de cura do nosso corpo. A sua eficácia baseia-se na ativação dos sistemas neurológicos e circulatório. Este método advem da ciência kinesiologia, e foi descoberto há 30 anos atrás por um quiropata japonês kenzo kase de seu nome. As tiras são aplicadas para aliviar inflamação local e facilitação muscular.

Normalmente os músculos contraem e extendem numa amplitude considerada adequada, no entanto quando em hiperextensão ou demasiado contraidos em situações de excesso de levantamento de peso, os músculos em questão não recuperam ou tornam-se inflamados. Quando isso acontece o espaço entre a pele e o músculo torna-se muito pequeno resultando na restrição de passagem e circulação do fluído linfático. Esta compressão também pressiona os receptores de dor que se localizam por baixo da pele, que por sua vez vão emitir sinais de desconforto para o cérebro, fazendo com que o individuo conscientemente experencie DOR. As tiras neuromusculares quando colocadas fazem as chamadas "pregas" levantando a pele, e criam assim mais espaço encorajando a passagem de fluído e consequente limpeza de produtos resultantes do processo inflamatório.

Estas tiras neuromusculares são aplicadas sempre com os músculos em posição de alongamento e com diferentes tensões dependendo do objetivo a alcançar. Para relaxamento muscular normalmente aplica-se desde a inserção do músculo até á sua origem. Para facilitação e suporte muscular elas são colocadas desde a origem até a inserção. Para obter a eficácia pretendida o material necessita de ter elasticidade de cerca de 130 a 140 por cento do seu comprimento original, isto para que o músculo tenha uma boa margem de suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails