Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dor nas costas e neurotransmissores



Quando estamos frustados ou zangados a nossa dor crónica parece aumentar e causar mais desconforto, no entanto, quando estamos completamente absorvidos em alguma atividade que nos dá prazer, ou por assim dizer distraidos, de certo que já notaram que a dor nesse momento não ocupa espaço nas nossas vidas.

Isto tem a ver com o fato de que existem neurotransmissores químicos no nosso corpo que transmitem os sinais de dor para o cérebro. Existem diferentes tipos dos quais a endorfina por exemplo, que atua na anulação de dor, existindo por sua vez outros que poderão facilitar ou aumentar a sensação de dor.

Teoricamente no caso da dor crónica, existe um desiquilibrio entre estes neurotransmissores. Os que eliminam dor, parecem não estar a funcionar em pleno , enquanto que os que aumentam a dor pelo contrário, funcionam em excesso. É como se tratasse de um interruptor químico que foi ligado e não consegue desligar. Nestas situações a mensagem de dor enviada para o cérebro não significa algo que está danificado ou que está prestes a ser danificado. Isto por si só representa a falha do sistema. Podemos tomar como exemplo, a artrite degenerativa que, continuamente envia mensagens de dor, sem no entanto podermos fazer nada em relação á condição estrutural que se nos apresenta. Isto leva-nos até ao nosso estado emocional, hábitos e padrões comportamentais resultantes desse mesmo estado.

Comportamento/Emoções

Os nossos hábitos comportamentais e estado emocional, alteram e modificam a composição quimica do nosso sistema nervoso, diminuindo ou aumentando estados de dor. Com isto poderemos descobrir e entender outras diferentes abordagens para o alìvio de dor crónica.

Consequências emocionais da dor

É importante não substimar as consequências emocionais da dor crónica. Raiva, frustração e depressão, são estados emocionais que vão alterar a qualidade destes neurotransmissores, aumentando o grau de sensação de dor. Torna-se necessário tomar consciência desses mesmos estados e, aceitá-los. A aceitação é por si só, uma atitude não tóxica para a nossa estrutura integrada. A realidade que construimos em torno das nossas vidas, revela- se a cada instante em cada célula do nosso corpo.

No entanto, a combinação de meditação , técnicas de respiração, yoga, pilates, aconselhamento psicológico e fisico a nivel de exercicios complementares da postura, podem certamente melhorar estas consequências emocionais. A massagem e as chamadas terapias alternativas são são certamente um enorme contributo a nível holistico para o aumento de qualidade de vida do individuo na sociedade moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails