Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inclinação da pélvis



Sem dúvida alguma, nas pessoas que sofrem com dor nas costas,existe muitos mais casos de inclinação anterior da pélvis em deterimento da posterior.

E porquê ?

Na presença de certos fatores ,existe um grupo de músculos que opera em conjunto de modo a que isso aconteça.
Por exemplo, numa situação de stress, usando a analogia do " foge ou luta" , os músculos peitorais afundam, os abdominais superiores tensionam, assim como os ombros e músculos posteriores do pescoço reagem da mesma forma.Tudo com o simples propósito de proteger orgãos vitais. Esta reação em si está bem gravada no nosso DNA desde os primórdios do homem.

No caso da pélvis, os músculos que encurtam em situação de stress são o Psoas, Quadricepes e os Adutores. Estes três músculos podem contribuir para a deslocação anterior da pélvis quando ao encurtarem , puxam a estrutura òssea no sentido de cima para baixo no plano sagital. No entanto e curiosamente, existe uma porcentagem muito menor da população que quando em stress ativa o deslocamento posterior da pélvis.

Qual a diferença entre deslocação anterior e posterior da pélvis? Porque uns têm e outros não?

-Desiquilibrios posturais e estados emocionais, estão altamente relacionados com alinhamento da estrutura e características muito particulares assumidas por cada individuo na sociedade moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails