Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Massagem :Reações ao tratamento



As reações à massagem e ao trabalho corporal variam de um paciente para outro. Enquanto uma pessoa apresenta uma resposta positiva em um curto período de tempo, outro paciente nas mesmas condições talvez necessite de um tratamento muito mais longo. A diferença é inevitável e deve ser encarada como natural. É válido lembrar que os pacientes se curam a si mesmos, ainda que com a orientação e ajuda do terapeuta. Existe disparidade, também, nos efeitos físicos imediatos do tratamento.

Apesar de, em geral, a massagem ser um conjunto agradável, algumas das manobras são mais agradáveis que outras. As técnicas de massagem profunda, por exemplo, assemelham-se mais a uma "dor gostosa", quando comparadas com a sensação tranqüilizadora do deslizamento superficial. Às vezes, uma sensação residual de leve dor permanece após o tratamento, o que invariavelmente decorre da superestimulação dos nervos sensoriais.

Entretanto, qualquer dor ou abrasão que persista ou demonstre alguma importância deve ser registrada, literal ou mentalmente, já que revela a necessidade de ajustes nos tratamentos subseqüentes ou de omissão completa da área. Alguns pacientes também relatam uma sensação de peso na cabeça ou a necessidade de assoar o nariz logo após o tratamento.Ambos os sintomas são temporários e indicam que o corpo está eliminando toxinas. Não raro, a massagem no abdômen é seguida por defecação, e a massagem na linfa e nos rins, por micção.São, portanto, reações esperadas.

Para que o tratamento se complete, o paciente deve estar informado sobre os resultados esperados da massagem e ser aconselhado quanto a eles. Em um evento improvável de inflamação em um tecido ou em uma articulação, uma toalha molhada e fria é colocada sobre a área por cerca de 15 minutos. Aplicação similar é recomendada quando há suspeita de inflamação em um nervo. Também, a dor em um músculo pode ser aliviada com uma bolsa de água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails