Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Personal Trainer rompe estereótipos e "invade" academias



Há aproximadamente 20 anos chegava ao Brasil, uma nova proposta de exercício supervisionado que recebeu o nome de “Personal Training”. A evolução deste processo sofreu influência das aulas particulares de ginástica, da musculação e da grande quantidade de estudos científicos relacionados à atividade física, aptidão física e saúde. O mercado passou a requisitar profissionais da área de avaliação e prescrição de treinamento, que fossem capacitados para elaborar programas de exercícios individualizados, com um maior grau de profundidade e controle no acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Nos primeiros momentos por aqui, o personal trainer era visto como um consultor de luxo para o treino individual, e os serviços eram geralmente prestados em ambientes à escolha dos clientes e a altos custos. Mas a realidade atual já é bem diferente da vista no início dos anos 90. A cultura da boa forma do corpo tem justificado cada vez mais o acompanhamento desse profissional nas atividades desempenhadas nas academias de ginástica.

O grande diferencial do plano de treinamentos acompanhados por um personal trainer é a individualização de todo processo. Estabelecendo o tipo, a intensidade, a duração, a frequência semanal e a progressão destes componentes, a prescrição do programa de exercícios é elaborada seguindo amplos conhecimentos científicos e as características particulares do praticante. Essa prescrição pode variar de acordo com os interesses, objetivos, experiências prévias e o nível inicial de aptidão. Por isso, todas as receitas caseiras de treinamentos físicos devem ser ignoradas para darem lugar a este profissional, que tem capacitação suficiente para avaliar todas as possibilidades que envolvem o exercício proposto.

O personal trainer também incorporou um novo jeito de praticar exercício. Além de uma programação metodológica, que garante o melhor desempenho do treinamento, a postura profissional também interfere nos resultados do acompanhamento. A forma como o personal solicita mais esforço e a maneira como ele se posiciona para esclarecer os detalhes envolvidos na atividade física fazem toda diferença nos rumos do trabalho.

O cenário é cada vez mais favorável para este tipo de profissional. As dificuldades de acesso e os preconceitos foram rompidos. Atualmente, muitas pessoas que não podiam pagar pela atenção exclusiva de um estudioso das atividades físicas, recorrem à orientação profissional para treinarem. A partir disso, a popularização do treinamento personalizado vem propiciando uma nova dinâmica: as academias ficam cada vez mais convidativas com o novo atrativo, o consumidor, passa a ter um serviço mais qualificado; e os profissionais, passam a viver uma condição bem mais favorável no mercado que em outras épocas.

Portanto, é importante que todas as pessoas que procuram mais qualidade de vida a partir da atividade física estejam atentas ao seguinte detalhe: o treinador personalizado atua no mercado atual como um prestador de serviços, e os objetivos do cliente têm grande importância para a aderência e manutenção em programas de treinamento.


Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails