Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Massoterapia e o ciclismo



1 – Qual a importância do alongamento e aquecimento antes das pedaladas?
O alongamento é importante pois irá preparar a musculatura para um maior desempenho físico, aumentando o aporte sanguíneo e oxigênio dos tecidos tornando a musculatura mais vascularizada, gerando maior flexibilidade articular na execução dos movimentos. Aumentando a flexibilidade do corpo em geral e prevenindo o risco de lesões e contraturas irreversíveis.

2 - Qual a importância do alongamento após as pedaladas?
Os alongamentos devem ser feitos após o esporte onde ele estará atuando no alívio de dores, no relaxamento muscular e liberando os movimentos bloqueados por tensões.

3 - O que é preciso fazer caso ocorram câimbras durante a pedalada ?
A câimbra é uma contração muscular prolongada, involuntária dolorosa de instalação e términos abruptos de um músculo isolado ou um grupo de músculos. As câimbras respondem bem aos alongamentos e massagens. Então, se ocorrer câimbras durante a pedalada pare faça alongamentos e massageie a região.

4 - Alem dos alongamentos uma massagem após a pedalada pode ajudar ? Qual tipo de massagem ?
Concerteza, a massagem principalmente a profunda irá aumentar a circulação local e diminuir a rigidez e o espasmo muscular. Logo depois aplicamos o alongamento para garantir a extensibilidade dos tecidos moles, liberando de forma específica os pontos gatilhos (pontos de dor). A massagem no atleta pode ser local com ênfase na dor, ou uma massagem completa com intuito de relaxamento muscular . Geralmente é realizada uma massagem terapêutica.

5 - De um modo geral, como a massoterapia pode ajudar o Ciclista ?
A massoterapia hoje no esporte é fundamental, ela atua não somente no tratamento de lesões mais na prevenção das mesmas. O massoterapeuta tem o papel de corrigir o gesto esportivo e proporcionando ao atleta o alívio da dor, evitando que ocorra câimbras, fadigas e espasmos musculares. A massoterapia pode ser inserida no esporte de várias formas, desde o pronto atendimento no local da competição através de mobilizações, alongamentos e massagem, até um tratamento específico corporal .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails