Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Desvendando os mitos da musculação para mulheres

Muitas mulheres evitam a musculação com medo de desenvolverem grandes músculos e, assim, adquirirem uma aparência masculina. Mas, em condições normais, o organismo feminino não produz quantidades significativas de testosterona, substância responsável pela hipertrofia muscular (desenvolvimento de músculos grandes).

Outro motivo equivocadamente usado para descontinuar os treinos é o aumento em alguns centímetros das medidas do corpo e os quilos a mais na balança, consequentes do ganho de músculos. Muitas mulheres nessa situação acreditam que estão mais gordas e logo desanimam da atividade física.

Entretanto, a relação gordura X peso precisa ser mais bem esclarecida não só entre as mulheres. À medida que o tecido magro (músculo) se desenvolve, há mais tendência para queimar gordura, o que leva à perda da mesma. Assim, aumentar o tecido magro, entre outras vantagens, aumenta a capacidade do corpo em queimar calorias durante o repouso, sendo que o mesmo não acontece com um exercício aeróbico - atividade que aumenta o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca. Portanto, a musculação favorece o emagrecimento sem prejuízos à saúde.

O temor da maior parte das mulheres provém do medo de ficarem “bombadas” e perder traços de feminilidade, mas isso só ocorre em quem faz ingestão de muita testosterona e treina muito, de forma a ficar com os músculos enormes. Mantendo o hábito de treinar por três vezes por semana e não ingerir nada que desenvolva os músculos, nenhuma mulher irá desenvolver musculatura comparável a de um homem.

Se bem orientada, a musculação pode representar uma bela maneira para mulheres alcançarem bem estar físico e mental. Entre outras vantagens, a musculação favorece a manutenção da saúde, ajuda na conservação ou aumento da massa muscular, reduz a gordura corporal, ajuda a controlar dores localizadas, melhora o sono, minimiza a ansiedade e a depressão, diminui o risco de desenvolvimento de câncer, previne o surgimento de doenças cardíacas, reduz os sintomas da artrite, diminui o risco de fraturas e combate a osteoporose.

É preciso ter em mente que a grande finalidade da musculação no caso das mulheres é definição dos músculos, tornando-os firmes e de contornos arredondados, e a redução da gordura corporal. Esses resultados podem ser conseguidos rapidamente com a prática dessa atividade, aliada a uma dieta balanceada e repouso suficiente.

Se a malhação seguir bem o triângulo do sucesso: alimentação adequada, seriedade nos treinos e descanso adequado, a chance de a praticante alcançar os seus objetivos é muito grande. O acompanhamento de um especialista garante a melhor performance dentro das características do seu orientado.

saude plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails