Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nutrição aplicada a atividade física

Além do lado estético e redução da obesidade a prática de atividade física é apontada como um dos fatores importantes para a prevenção, tratamento e cura de algumas doenças como diabetes, câncer de cólon e de útero, doenças do coração e outras.

Tanto o atleta quanto os praticantes de atividade física necessitam de uma alimentação saudável, seja para atigir os objeticos estéticos ou de saúde esperados, seja para melhorar o desempenho e prevenir lesões e infecções que prejudicam a competição.

É comum ouvir nas academias a preocupação em atingir o peso ideal, ganhar massa, ficar bombado. E por isso o foco está nos suplementos protéicos, caloricos ou nos termigênicos. Eles são muito importantes e podem ajudar muito se usados adequadamente. Mas também existem outros pontos que precisam ser lembrados para garantia de saúde, que são as vitaminas e minerais.

- Para produção de energia, síntese e degradação dos compostos as vitaminas lipossolúveis – A, D, E e K – são essenciais.

- Os carboidartos são utilizados para formação de energia com ajuda das vitaminas do complexo B que são reguladoras do processo aeróbico.

- As vitaminas antioxidantes (C, E e A) atuam como “varredoras” de radicais livres, que são amplamente produzidos durante a atividade física, prevendindo enfermidades como câncer, diabetes e cardiovasculares.

- A carência de vitaminas do complexo B altera o metabolismo energético, ocasiona prejuízos na função neuromotora e consequentemente fadica, dores musculares, náuseas, anorexia, depressão e queda de desempenho.

- A baixa ingestão de vitamina A e outros antioxidantes além de agravar danos causados pelos radicais livres, causa prejuízo na imunidade predispondo a infecções.

- O cálcio é importantissimo para a contração muscular e sua deficiência aumenta o risco de fraturas e causa osteoporose e osteopenia.

- O ferro ajuda no transporte de oxigênio e por isso sua falat diminui o rendimento esportivo em razão de sintomas como fadiga, sonolência e falta de concentração, além de causar anemia ferroprova.

- O cromo é responsável pela manutenção da insulina e estimula a síntese protéica.

- Zinco, cobre, manganês e selênio são antioxidantes e combatem a produção de radicais livres. O Zinco, além de antioxidante também atua na produção de energia e crescimento e reparo de tecidos.

A Nutrição Esportiva é a área da nutrição que se destina não só aos atletas de elite, mas também aos praticantes de atividade física regular. Ambos obtêm melhores resultados quando fazem adequada alimentação e suplementação, antes, durante e após o exercício, de acordo com a atividade física praticada e metas estabelecidas.

Tem como finalidade:

Manter a saúde e o bem estar;
Preparar o organismo para o treino;
Melhorar a performance;
Otimizar o tempo de recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails