Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Corrida: dicas para sua preparação física durante esta prática esportiva



Para se ter um bom desempenho em qualquer atividade física é essencial que sejam adotadas medidas básicas, principalmente se você é iniciante. A corrida é um tipo de exercício de fácil acesso e que pode ser feito por todos, desde que se sigam algumas orientações:

Faça exames médicos: para se ter uma maior segurança antes de iniciar um programa de preparação física, são recomendados alguns exames médicos que irão identificar se apresenta alguma restrição para a prática esportiva. Análise clínica, Ecocardiograma, Teste de esforço máximo, Exame de sangue completo são alguns deles.

Avaliação física: quando se trata de treinamento físico específico é necessária uma avaliação física inicial e específica, seguidas de reavaliações periódicas. Somente dessa forma você e seu treinador conseguirão mensurar os ganhos, perdas, ajustes dos treinos e periodizar seu treinamento.

Periodização dos treinamentos físicos: após analisar os objetivos do atleta, o treinador deverá planejar o treinamento, definir os períodos de treino e suas metas, quantos dias de treino na semana, duração e intensidades dos treinos.

Como se vestir: dê sempre preferência para as roupas leves, de cores claras, que possuam a tecnologia de absorção e secagem rápida do suor e que sejam antibacterianas. A escolha do tênis ideal é fundamental para o bom desempenho do atleta prevenindo possíveis lesões. E nunca se esqueça de utilizar o protetor solar, principalmente se a corrida for feita em ambiente aberto e com forte incidência solar.

Hidratação: é essencial que você se mantenha hidratado antes, durante e após os treinos. O ideal é ingerir mais ou menos 200 ml de água a cada 20 minutos de exercício. Como a sensação de sede já é sinal de desidratação, beba água sem sentir esta percepção. Após treinos exaustivos faça uso de repositores energéticos e eletrolíticos, que irão restituir os sais minerais perdidos com o suor.

Alimente-se bem: a fonte de energia dos corredores são os carboidratos. Caso falte ou a qualidade deste nutriente seja inadequado, o seu desempenho não será satisfatório. Porém, são necessárias também as proteínas, as gorduras, as vitaminas e os minerais, ou seja, a alimentação deve ser equilibrada. Não fique muito tempo sem se alimentar. Procure fazer refeições no máximo a cada 3 horas para acelerar seu metabolismo e evitar o acúmulo de gordura desnecessário.

Recuperação do treinamento: o descanso também é um ponto essencial para um bom desempenho físico. É necessário ter uma boa noite de sono, sair e distrair com os amigos e não se estressar. Isso tudo irá evitar que nosso organismo responda de forma negativa a qualquer desequilíbrio emocional ou fisiológico.

Disciplina e determinação: não falte aos treinos e sempre realize todas as atividades descritas pelo seu treinador.

Treinando o psicológico: aprenda a valorizar o seu esforço e a sua capacidade. Visualizar-se correndo cada vez melhor, cumprindo suas metas e focos, é uma boa forma de atingir este objetivo. A corrida é um ótimo momento para colocar as ideias em ordem e descarregar as energias negativas.

Seguindo todas estas orientações, com certeza você terá um bom desempenho, e isso sem prejudicar a sua saúde


Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails