Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

A importância de exercício físico para os joelhos



A preocupação de uma barriga bem definida, músculos grandes e bumbum durinho fazem com que muitas pessoas esqueçam outras partes que são tão importantes ao corpo, como, por exemplo, os joelhos.

Como os joelhos têm a função de “dobradiça”, que regula a altura do tronco em relação ao solo, sustentação do peso e ligamento dos dois ossos mais longos do corpo (fêmur e tíbia), a falta de flexibilidade dos mesmos podem causar lesões e fortes dores. Segundo a Associação Americana de Fisioterapia alguns exercícios ajudam a proteger a articulação, evitando tais problemas.

Porém para as mulheres esse problema ainda pode ser muito pior, pois os hormônios, anatomia diferente e prática de esporte de impacto tornam o joelho da mulher mais vulnerável que o masculino. A saída para prevenir boa parte dos problemas é preparar o corpo especificamente a área do joelho, principalmente antes de iniciar qualquer esporte.

No entanto, nem todos os exercícios são saudáveis para o joelho. Abaixo segue alguns indicados para proteger os joelhos de lesões. Se sentir dores, consulte um especialista.

STEP
Com as mãos apoiadas na cintura, apóie o pé em um degrau, sustentando seu corpo com ele. Depois desça o outro até que o calcanhar atinja o solo. Faça de duas a três séries com duração de 30 segundos. Depois troque de pé e repita.

ESTOCADA
Mantenha sua coluna ereta e os pés juntos. Lentamente, dê um passo, dobrando o joelho da frente até que ele fique na linha do tornozelo. Sem mexer na posição das costas, leve sua outra perna avante, repetindo o movimento anterior. Faça duas ou três séries — cada uma delas deve ter 30 segundos.

AGACHAMENTO
Apóie as costas contra a parede e dobre os joelhos, como se estivesse sentado em uma cadeira. Em seguida, desça o corpo até que a articulação fique na mesma linha do tornozelo — nunca, além disso. Repita o movimento de duas a três vesez com duração de 30 segundos.

Mônica Francesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails