Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atividade física sem hidratação adequada representa sério risco



Sede, cansaço, tonteira, distúrbios visuais, alteração na frequência cardíaca. Estes são alguns alarmes que a máquina do corpo humano usa para demonstrar que está ocorrendo algum problema numa de suas funções, o que é muito comum em atividades físicas realizadas sem um maior cuidado com os detalhes.

Entre esses detalhes, a hidratação compõe papel decisivo na saúde e no desempenho da prática esportiva. A sede, quando se manifesta, representa um sinal de que o processo de desidratação já começou, e por isso os procedimentos de hidratação passam por ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física. No caso de uma hipertermia, os problemas mais conhecidos são as cãibras, exaustão induzida pelo calor e até o choque térmico.

Para evitar esses problemas severos, além de se alimentar corretamente antes e depois do exercício, é de fundamental importância que seja feita a hidratação adequada, para estimular o prazer em qualquer tipo de exercício.

Durante a prática de qualquer atividade física, a produção de calor pelo organismo eleva a temperatura do corpo. Para manter a temperatura ideal e recuperar seu equilíbrio, o corpo transpira. Através do suor, água e sais minerais (sódio e potássio) essenciais ao nosso organismo são liberados, o que requer a devida reposição com hidratação e alimentação adequadas.

A prevenção da desidratação pela ingestão regular de fluidos é uma medida importante para assegurar o bem-estar físico e mental, não somente em atletas como em todas as pessoas. Isso tem valor ainda maior nas atividades físicas desempenhadas em caráter competitivo, já que, quando o atleta compete em estado de desidratação, já entra em desvantagem. Para evitar este grave problema fique atento às seguintes recomendações:

Comece 24 horas antes a ingerir líquidos sem exageros. Quando estiver urinando várias vezes com uma coloração mais clara "está no ponto".

No espaço de duas horas antes, beba em torno de meio litro de água ou isotônico.

Vinte minutos antes, tome um copo generoso de líquido.

Durante a atividade de 15 em 15 minutos beba um copo.

Beber apenas água pode ser desestimulante. As bebidas esportivas geralmente são bem aceitas e o sabor deve ser de acordo com a preferência pessoal de cada praticante.

A temperatura dos líquidos devem ficar em torno de 15 a 20º C, promovendo um melhor esvaziamento gástrico.


Depois da atividade continue a hidratar-se. Uma boa prática é pesar-se antes e depois. A diferença na balança reflete o mínimo de líquidos a serem repostos. Dê preferência a isotônicos.

Fonte Saúde plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails