Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Massagem para atletas


Nos últimos tempos a pratica de atividade física vem se tornando uma freqüência entre brasileiros; nas praças, parques e academias, pessoas de todas as idades se exercitam buscando um físico impecável, uma melhor qualidade de vida e até mesmo resultados mais ousados, como de se tornar um atleta profissional.

Mas poucos sabem que vida de atleta não é só treino e alimentação adequada, uma programação de massagem é fundamental para o bom desempenho, isso sem falar no aumento da vida útil do mesmo.

A importância exercida pela massagem na vida de um atleta é reconhecida por médicos, equipe técnica e pelos próprios atletas desde a década de 80 sendo difundia em 1996 nos jogos de verão em Atlanta, Geórgia; desde então o massoterapeuta passou a fazer parte da preparação dos atletas, assim também como a prevenção e tratamento de várias tipos de lesões físicas e emocionais.

A melhora da flexibilidade e recuperação de lesões são as vantagens mais conhecidas entre leigos e muitos atletas, mas na verdade os benéficos vão muito além; de acordo com Mary Beth Braun e Stephanie Simonson, a massagem é capaz de :

reduzir dores musculares;
aliviar espasmos musculares;
melhorar a propriocepção e consciência corporal para a coordenação; restaurar o comprimento normal dos músculos hipertônicos em repouso; reduzir o período de recuperação;
aumentar da amplitude de movimentos;
melhorar a circulação sangüínea e linfática,
melhorar a saúde do tecido muscular,
e o mais importante, proporcionar o equilíbrio entre mente corpo e espírito.

Os resultados da massagem atingem não só a parte física mais também a emocional; hoje em dia o emocional é responsável por praticamente 70 % das doenças do mundo, muitas doenças contraídas e alimentadas pelo ser humano possuem sua origem no emocional, podendo este levar o ser humano ao céu ou afastá-lo dele.

Com tantos benefícios comprovados cientificamente a massagem vem ganhando cada vez mais popularidade no meio esportivo; porém, ainda existem muitos atletas e até mesmo equipes técnicas profissionais, principalmente brasileiras, que não incluem um trabalho massoterápico na programação de treinos e competições; normalmente a procura pela massagem é requisitada apenas em momentos críticos, onde o atleta já se encontra lesionado e ou abalado emocionalmente.

A questão psicológica referida à acima pode ser associada a exercícios de bioenergética podendo levar o ser humano a um nível elevado de relaxamento e concentração.

A importância da massagem desportiva, como é conhecida, é realizada com técnicas específicas de amassamento, compressão, deslizamentos e alongamentos de acordo com a modalidade esportiva realizada.

A massagem desportiva pode ainda ser complementada com técnicas de shiatsu, do-in e reflexologia, onde é possível se detectar e tratar várias deficiências energéticas que podem prejudicar o rendimento do atleta.

Um trabalho massoterápico direcionado para atletas deve seguir um planejamento específico onde inicialmente o massoterapeuta identifica os movimentos e músculos mais requisitados. Desta forma, um trabalho de massagem direcionado para um nadador, por exemplo, o massoterapeuta deverá enfatizar os músculos: infra-espinhal, subescapular, redondo menor, deltóide, peitoral maior, glúteos, trapézio, latíssimo do dorso e tríceps braquial.

Seja qual for o esporte praticado, a questão emocional também deve ser trabalhada, lembrando que o atleta é um ser humano, e ser humano não é apenas matéria; desta forma, por meio de técnicas de massagens terapêuticas pode-se obter benefícios mentais e espirituais.

Seguindo a programação as aplicações de massagem devem ser divididas em pré-competição, durante a competição (quando possível), pós-competição, recuperação, reabilitação e manutenção. A mesma programação pode ser adotada nos treinamentos.

Como o próprio nome diz, a massagem pré-competição ou pré-treino, é realizada de 2 dias a 20 minutos antes da competição; durando em média 15 minutos é realizada de forma superficial e rápida, de modo que o atleta não sinta nenhum tido de dor; com movimentos de compressão, amassamento, fricção, percussão, vibração e movimentos articulares a massagem pré-competição não deve alterar significativamente o comprimento dos músculos, evitando que a percepção cinestésica do atleta não seja afetada.

A realização de movimentos articulares é de grande importância, pois estimulam a produção de líquido sinovial que vai ajudar na lubrificação articular e na absorção de impactos.

De forma alguma estímulos negativos devem ser passados para o atleta; desta forma, palavras que podem causar desanimo e preocupação devem ser evitadas no período pré-competição, como por exemplo, comentar com o atleta que o mesmo não está em boa forma física, ou que a musculatura da coxa poderá sofrer um estiramento devido à tensão em que se encontra.

Posturas inadequadas são muito comuns em atletas; na rotina de treinamento o corpo age de forma a compensar toda deficiência postural, desta forma deve-se evitar qualquer ajuste de musculaturas encurtadas na hora da competição, uma vez que o corpo já está adaptado e preparado para trabalhar com aquela deficiência; mudanças na musculatura e articulações neste momento podem prejudicar o resultado do atleta, e até mesmo provocar lesões; o momento ideal para se trabalhar o alinhamento postural é durante o período de treinamento físico e técnico.

A massagem pré-competição tem como objetivo aquecer os tecidos, reduzir a tensão muscular, aumentar a circulação, a flexibilidade, a amplitude de movimentos, a capacidade de concentração, reduzir a ansiedade e proporcionar sensação de bem estar.

Durante os treinamentos ou até mesmo durante a competição, quando for possível, é interessante a inclusão de massagens. O trabalho de massagem nesse período deve ser aplicado de forma curta e suave no início, aumentando-se a pressão durante terminando suave.

A massagem durante o treinamento e ou competição é capaz de manter o nível de atenção do atleta, diminuir a sensação de fadiga muscular, melhorar a respiração, ajudar com a eliminação de catabólicos, aumentar a circulação sangüinea, facilitando o alongamento das fibras musculares e uma conseqüente diminuição de riscos de lesões.

Após uma competição a exaustão é intensa, a quantidade de oxigênio encontrada na musculatura é mínima, e com tensões dores são bem comuns devido a quantidade de ácido lático liberado na musculatura, câimbras muitas vezes surgem e a redução da flexibilidade é visível; desta forma, a massagem pós-competição é aplicada tendo como objetivo amenizar ao máximo tais disfunções.

A massagem pós-competição dura entre 15 e 20 minutos, concentrando-se nos músculos mais utilizados. Os movimentos mais comuns são, deslizamentos (no sentido das extremidades para o coração), compressões suaves, movimentos articulares, enchimento e levantagem (movimentos que percorrem as fibras musculares sem alongá-las, conhecido também como alargamento a técnica faz com que as fibras musculares se soltem uma das outras) e alongamentos suaves; o uso de lubrificantes pode ser usado, facilitando o trabalho. Toques profundos devem ser evitados, pois os tecidos musculares cansados encontram-se enfraquecidos e desta forma podem ser lesionados facilmente.

Esse tipo de massagem é realizado até 6 horas depois da competição, sendo a mesma aplicada logo após a competição, o atleta deve ter sofrido o resfriamento e estar com roupas secas.

Com o estimulo do aumento da circulação no interior da musculatura o oxigênio é distribuído nos tecidos e assim é reduzida a formação de ácido lático.

A massagem restauradora é realizada entre 6 e 72 horas após a aplicação da massagem pós-competição, tendo como objetivo estimular a circulação e restaurar o comprimento e repouso dos músculos. Esse tipo de massagem proporciona o alongamento dos músculos especificamente ativos durante a competição e da fáscia que os envolve.

Todos movimentos básicos de massagem podem ser utilizados nesta etapa, assim também como alongamentos. O tratamento da dor e do ponto que deu origem à mesma é de fundamental importância para se ter um trabalho totalmente satisfatório.

Importante ressaltar que a massagem é contra indicada em áreas de inflamação localizada, pois nestas áreas o processo de cura torna a mesma muito sensível e fraca, desta forma, manobras de massagem podem vim a agravar a área inflamada.

O período do processo de cura de uma lesão varia de pessoa para pessoa e também da gravidade da lesão, podendo durar semanas ou anos. A dor é um fator que agrava o processo de cura, quanto mais tempo durar a dor mais extenso será o processo de cura. O massoterapeuta torna-se então uma importante e eficiente ferramenta para estimular o processo de auto cura.

O conhecimento das fases de um processo de cura devem ser sabidos pelo massoterapeuta, para que assim possa instruir o atleta de forma segura e eficiente. O repouso é extremamente importante para se evitar o aumento da lesão; a utilização de gelo alivia as dores e reduz a circulação na área lesionado que após ser retirado provocará a inundação da área com sangue oxigenado, estimulando assim a cura e a remoção de detritos celulares e químicos; a compressão evita o acúmulo de linfa e estimula o escoamento da mesma para longe da área; movimentos suaves na área lesionada proporcionam uma cicatrização funcional.

Tocar o ser humano exige muito mais do que conhecimentos de anatomia e das próprias técnicas de massagem, tocar uma pessoa exige sensibilidade por parte do massoterapeuta, exige dedicação, consciência e vontade de estar ajudando o próximo; o toque proporciona às pessoas sentirem o mundo a sua volta e perceberem que estão vivas. A massagem é um instrumento útil para a boa comunicação entre o corpo e a mente, por meio dela pode-se chegar à conclusão da realidade do mundo emocional da pessoa.

Proporcionar bem estar ao ser humano é o principal objetivo da massagem, seja ela direcionada a atletas ou não; desta forma, o massoterapeuta para proporcionar tantos benefícios deve estar bem fisicamente, mentalmente e espiritualmente, caso contrário todo trabalho estará comprometido. O massoterapeuta deve sempre buscar o equilíbrio entre mente corpo e espírito, e para isso poderá praticar exercícios de bionergética, relaxamento, alongamento e “massagem”.

Bibliografia:
BETH Mary Braun, SIMONSON Stephanie. Massoterapia. Primeira tradução, Editora Manole, pp:420-424, 2007.
NESSI André. Massagem Antiestresse. Uma abordagem teórica e prática para o bem-estar. 3ª Edição. Editora Phorte, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails