Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Os pontos-gatilho



Sabe aqueles períodos de estresse no trabalho, na faculdade, com os problemas familiares, etc? É comum a musculatura entrar em um estado de tensão do qual muitas vezes é difícil sair e relaxá-la, até mesmo com o uso de medicamentos. Com a palpação, é possível que se observe a existência de áreas de maior sensibilidade e dor e alguns ‘nódulos’ na musculatura.
Além do estresse, o estilo de vida pouco ativo, fadiga constante, má qualidade de sono, diminuição da capacidade funcional, rigidez muscular excessiva, má postura e movimentos repetitivos podem incidir em nódulos ou ativá-los, se estiverem no estado latente. São ativos nas áreas onde há queixas de dor e latentes quando presentes, mas sem queixa de dor. 


Os pontos-gatilho geralmente aparecem nos nódulos ativos, provocando uma dor referida (pra outra região do corpo). Mas, também podem ser latentes.
.
A dor referida segue um padrão de localização. Por exemplo, um ponto- gatilho encontrado no músculo trapézio pode ser a causa de cefaleia tensional (dor de cabeça relacionada à tensão muscular e presença de pontos-gatilho). Este fenômeno pode confundir o diagnóstico e o tratamento, pois a região dolorosa está distante do local que está causando a dor. Outro dificultador do diagnóstico é o fato de exames como ultrassonografia e ressonância magnética não serem capazes de detectá-los.

Seu tratamento, contudo, é bastante variado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails