Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Celular e Cervicalgia



Não é mais novidade que a nossa sociedade tornou indispensável o uso do celular smartphone para boa parte das nossas atividades cotidianas. Se antes você ia ao mercado presencialmente, hoje pode fazer o pedido de suas compras por um aplicativo. Ir ao banco? Só se for algo muito específico, pois o aplicativo traz uma série de soluções acessíveis, rápidas e práticas. E o que dizer da informação? Não por acaso muitos editoriais e redações fecharam suas portas nos últimos anos, afinal, as notícias e a rápida propagação do conteúdo via world wide web deixou de ser luxo já algum tempo para tornar-se popular e sim, muito conveniente e econômica.

Impacto na saúde

Contudo, a tecnologia que está na palma da nossa mão também impacta em todo nosso ser, especialmente em nossa saúde. Ao mesmo empo que o celular smartphone traz toda a praticidade que jamais vimos há 15, 20 anos, ele também oferece uma perda significativa do nosso condicionamento físico e muscular, uma vez que nos colocamos em processo de repetição a cada acesso ao aparelho, o que muitas das vezes ocorre de forma involuntária e sem nenhum tipo de alerta com relação à postura e manuseio: é só inclinar a cabeça, mover os dedos e segurar, por quantos minutos ou horas desejar, o seu celular smartphone enquanto lê as notícias do dia, conversa com as pessoas ou, simplesmente, corre o olho para conferir como está o feed no Instagram.

Bom, é aí que mora o perigo, pois toda repetição que exige muito do nosso corpo nos leva às disfunções que conhecemos como LER – lesão por esforço repetitivo. Um problema que, entre outros fatores negativos, impede o indivíduo de trabalhar e ter uma vida mais confortável. Já ouviu falar em tendinite?

Pois bem, quem sofre com ela precisa lidar claramente com a certeza de que o agravante é resultado da repetição em escrever demais, digitar demais ou praticar esportes sem o devido cuidado e atenção ao corpo. Só que, além do uso repetitivo do smartphone permitir que um problema tão incômodo como a tendinite entre na sua vida, ele também traz outro: a cervicalgia. Em nosso país a proporção é que um habitante tenha mais de um celular, gastando entre 2 e 4 horas ao dia olhando para a tela e mantendo uma postura extremamente inadequada e prejudicial, que promove sobrecarga extrema na sua região cervical.

A seguir, vamos compreender melhor por quais motivos o simples ato de usar o seu celular smartphone pode levar o seu corpo a uma pane muito mais grave do que o seu Facebook ficar fora do ar por algumas horinhas. Observe.

Celular e Saúde

Aparentemente inofensivo, o uso regular do celular smartphone, caracterizado pela inclinação da cabeça até o campo de visão do aparelho, este quase sempre junto às mãos do usuário, entre a região peitoral e a cintura, promove em nosso corpo desconfortos latentes e que afetam negativamente nossa postura e estrutura muscular, podendo culminar em problemas ainda mais graves.

Para definir melhor o uso contínuo do smartphone e os malefícios que ele traz ao corpo surgiu o termo text neck, ou pescoço de texto, que nada mais é do que as dores que sentimos na cabeça e que estão ligadas à nossa nuca, além de tensões no pescoço graças ao tempo enorme que nos mantemos na posição inclinada enquanto usamos nossos celulares.

As dores e pressões podem trazer a sensação de queimação, a começar na base da cabeça e expandindo-se até o nosso couro cabeludo, ou na parte da frente, na altura dos olhos. Além disso, outro dado que impressiona é a discrepância entre o peso normal que a cabeça possui, ao encontrar-se na sua posição normal, e o peso que gera pela inclinação no uso do celular. Enquanto a postura adequada representa o peso de 5 a 7 quilos, a postura incorreta que o uso do smartphone traz representa cerca de 27 quilos. Ou seja: você acumula um sobrepeso na sua região cervical 5x a mais do que o peso aceitável.

Segundo a fisioterapeuta Priya Dasoju (Fonte: UMA-SUS), a enfermidade conhecida como pescoço de texto não só traz dores na cabeça, nuca e pescoço como também nos braços e ombros, desencadeando cefaleias cervicogênicas que aparecem com o constante inclinar da cabeça para a frente do celular e posterior pressão severa no pescoço.

E como devo utilizar meu celular?

Pelo hábito, nós utilizamos o celular de forma que nos inclinamos para a frente e por repetidas horas, como já falamos, contudo, este não é o único meio de usar e acessar o aparelho. A postura ideal ao utilizar smartphone é fundamental para que as dores sejam prevenidas. Mas qual é o uso correto?

A parte mais importante é saber que a tela do aparelho deve ficar na altura dos seus olhos, e você pode apoiar os braços numa mesa, cadeira ou qualquer outro tipo de elemento que facilite esse movimento. Com a tela alinhada ao seu campo de visão o ato de inclinar a sua região cervical é extinto, dando lugar para o uso mais recomendável e, assim, dores, incômodos e problemas mais graves sejam evitados.

Outra recomendação é evitar usar durante tanto tempo o seu smartphone e intercalar alongamentos e outras atividades para que não se mantenha por horas numa mesma posição. Assim, você já terá meio caminho andando para resolver esse incômodo e se ver livre de dores.

Massagens e Terapias Naturais

Esta é a outra parte do caminho que você precisa trilhar para se livrar dos incômodos, problemas e dores que as posturas inadequadas ao utilizar o celular trazem ao seu dia-a-dia. Quando o nosso corpo já está sentindo os efeitos negativos deste hábito, é sempre recomendável a prática regular de massagens terapêuticas que aliviam rapidamente os sintomas e levam ao seu condicionamento físico mais relaxamento muscular e energia, curando de dentro para fora os males que a “text neck” promove. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts with Thumbnails